História, perguntado por ao2491217, 9 meses atrás

cite as medidas inplantadas que marcou profundamente a relaçao entre o nascente estado sovietico e a classe camponessa russa com vista a abasterce o exercito vermelho?

Soluções para a tarefa

Respondido por Iago2k1
2

Durante a Primeira Guerra Mundial, a Rússia czarista experimentou a fome e o colapso econômico. Desmoralizado, o exército russo sofreu graves reveses militares e muitos soldados desertaram das frentes de batalha. A insatisfação com a monarquia e sua política de continuar na guerra cresceu. O Czar Nicolau II abdicou em fevereiro de 1917, após agitação generalizada em Petrogrado.

Instalou-se um governo provisório liderado pelo príncipe Georgy Lvov, depois por Alexander Kerensky, mas manteve-se comprometido com a guerra, já que fazia parte da Tríplice Entente, apesar dos apelos generalizados de algumas forças políticas da Rússia para se buscar uma solução pacífica. O governo interino também adiou a aprovação da reforma agrária exigida pelos camponeses, que representavam mais de oitenta por cento da população.

Entre os militares, motins e deserções eram difundidos pelos recrutas. Os intelectuais estavam insatisfeitos com o ritmo lento das reformas. A pobreza agravava-se e as disparidades de renda e as desigualdades cresciam, ao passo que o governo provisório tornava-se mais e mais autocrático e parecia prestes a sucumbir a uma junta militar. As condições em áreas urbanas foram um terreno fértil para a revolução.

Ficheiro:Leninposter.jpg

Poster propagandístico com a figura de Lenin. A legenda em russo: Lenin viveu, Lenin vive, Lenin viverá!

Entre fevereiro e outubro de 1917, o poder do governo provisório foi consistentemente questionado. Um sistema de "dualidade de poderes" surgiu, mas com o Governo Provisório Russo, no poder nominal, cada vez mais encontra a oposição do Soviete de Petrogrado, controlado pelos mencheviques e os esquerdistas, ambos partidos socialistas politicamente à direita dos bolcheviques. O Soviete decidiu não forçar mais mudanças no governo por causa de sua crença de que a Revolução de Fevereiro foi uma revolução democrática burguesa na Rússia, que seria responsável pela implementação de reformas democráticas e, por sua vez levariam a uma revolução proletária. No entanto, seguiu sendo um órgão extremamente poderoso.

Perguntas interessantes