Sociologia, perguntado por luizricardo123456, 1 ano atrás

Cite as formas de dominação legitima adotadas em M.Weber?​

Soluções para a tarefa

Respondido por icaroassis
0

Resposta:

Explicação:

Somos iguais, como seres humanos, dignos de direitos. Mas também somos diferentes na forma com que encaramos o mundo e realizamos nossas tarefas nele. Não há nada de errado nisso. Mesmo na Suécia e Finlândia há pessoas que se destacam mais que outras em seu campo de atuação, no seu trabalho. Não é um conto de fadas liberal, é uma realidade. A questão principal é outra: por quê uma maioria fica excluída de ter acesso aos meios através dos quais pode tentar desenvolver plenamente os seus dons, as suas capacidades? Aqui eu posso lhe dizer que tanto Marx quanto Weber estavam juntos, nenhum deles subscrevia ou naturalizava a desigualdade escandalosa de meios, de condições de vida.

Mas enquanto nossas sociedades não forem transformadas numa máquina de moer carne, haverá indivíduos, com talentos, interesses e desempenhos diferentes. Temos colegas de sala e trabalho que se dedicam mais que outros, que amam mais que fazem do que outros. Aqueles que fazem apenas mecanicamente as coisas, cujos olhos não brilham, também existem. Eles só prosperam numa sociedade em que o "ser filho de" ou "parente de", o ser branco, ou homem, ou hétero, falam mais alto do que o empenho e a paixão individuais. Não reconhecer esse dado básico da existência humana é o que levou todas os países socialistas ao colapso econômico. Um meio termo virtuoso, o que alguns chamam de "economia social de mercado", existe há tempos nos países nórdicos. Deveríamos aprender mais com eles.

E, pra concluir: o fato de Weber se assumir um membro da classe burguesa não o torna necessariamente desonesto ou "a serviço" dessa classe. Sua críticas à aristocracia agrária, ao apoliticismo das classes médias e inclusive à Universidade alemã de seu tempo são recorrentes em seus escritos! Da mesma forma que um conhecimento "engajado" em prol da maioria explorada como o de Marx não o torna menos interessado, ou necessariamente "superior" ao que era produzido por seus "inimigos de classe". Ambos erraram feio em muitas coisas, e acertaram em outras.

Perguntas interessantes