Geografia, perguntado por haninhadadinda, 1 ano atrás

Cite as consequências do êxodo rural nas cidades (problemas urbanos)

Soluções para a tarefa

Respondido por rayanesaid1201
2

Necessidade de adaptação em um novo modo de vida: quando as pessoas se deslocam do campo para as cidades, são “obrigadas” a passar por um processo de adaptação a um novo modo de vida, onde existem pontos positivos e negativos. Um dos pontos positivos da vida na urbe é a possibilidade de encontrar os produtos que precisa mais próximos, sem necessitar um deslocamento tão grande. No entanto, esse mesmo fator também gera características negativas, quando a pessoa que antes plantava boa parte de sua alimentação, agora precisa comprar tudo de que necessita. Isso encarece os gastos mensais das famílias, as quais precisam trabalhar ainda mais para consumir.

Diminuição da variedade produtiva no campo: com o processo de êxodo rural, por vezes ocorre a expansão de atividades de monocultura. Quando isso ocorre, há uma diminuição da variedade produtiva no campo. Ou seja, o pequeno produtor tem condições de plantar uma ampla variedade de espécies de grãos, legumes, frutas e verduras. Quando a monocultura toma as propriedades, apenas um tipo de planta será cultivado.

Inchaço urbano e marginalização: quando há um fenômeno de êxodo rural, entende-se que o deslocamento de pessoas para as cidades desde o campo é intenso. Assim, os centros urbanos não possuem infraestrutura necessária para abrigar todas essas pessoas que estão chegando, o que ocasiona sérios problemas. O inchaço urbano é causa para o trânsito, para a precariedade da oferta de serviços à população e, principalmente, pela marginalização ou periferização.

A marginalização é um processo que ocorre nos centros urbanos, onde as áreas centrais são hipervalorizadas pelo comércio e tornam-se propriedades de pessoas que detêm muito dinheiro. Assim, os pobres são automaticamente “empurrados” para as regiões mais periféricas dos centros urbanos, ocupando áreas marginalizadas. É neste contexto que surgem as favelas e ocupações irregulares, onde os problemas sociais tornam-se ainda mais complexos, principalmente pela falta da assistência governamental, onde pode ocorrer falta de serviços como água encanada, energia elétrica, transporte, coleta de lixo, dentre outros.

Problemas urbanos: são alguns dos principais problemas urbanos, a violência, ocasionada principalmente pela falta de oportunidade de trabalho nos espaços urbanos; a precariedade dos serviços públicos, o que corresponde a um fator que ocorre em várias partes do país, por motivos variados, os quais envolvem principalmente o mau uso do dinheiro público; o desemprego, originado pelo excesso de trabalhadores disponíveis para as atividades laborais, bem como pela desvalorização do trabalho, dentre outros fatores e, ainda, o trânsito, como consequência da precariedade no transporte público e o excesso de pessoas vivendo nos centros urbanos.

Perguntas interessantes