Cite as classificações das articulações de acordo com a substância que se interpõe entre os ossos. Explique e dê um exemplo de cada uma delas.
Soluções para a tarefa
Classificação: Tipos de Articulações do Corpo
Dividimos as articulações do corpo humano em:
SINARTROSES
ANFIARTROSES
DIARTROSES
1 – Sinartroses (articulação fibrosa) As sinartroses são articulação fibrosas. As articulações do crânio são fixas; pode-se dizer que é só uma sutura que une um osso a outro. Por isso, essas articulações recebem o nome de SINARTROSES (do grego syn, junto, unido; arthron, articulação). Nesse tipo de junção, as duas superfícies ósseas tornam-se quase contínuas, uma diante da outra; entre elas há apenas uma camada de tecido, conjuntivo ou cartilaginoso. No caso dos ossos do crânio, esse tecido é calcificado.
2 – Anfiartroses (articulações cartilaginosas) Nas Anfiartroses (articulações cartilaginosas), os ossos são unidos por cartilagem pelo fato de pequenos movimentos serem possíveis. Mas existem articulações que possuem apenas uma relativa mobilidade, sendo consideradas semimóveis: são as ANFIARTROSES. O tecido que une os dois ossos é fibrocartilaginoso e constitui a articulação. Bom exemplo desse tipo de ligação é a que existe entre os dois ossos púbis – a chamada sínfise pubiana -, de particular importância no esqueleto feminino. A gestação provoca a secreção de um hormônio (relaxina) que determina a diminuição da consistência do tecido fibroso, que então se relaxa. Os ossos da bacia Ficam mais móveis, e é por isso que a gestante apresenta um certo desequilíbrio na locomoção e maior facilidade para quedas. O relaxamento da articulação pubiana, que separa um pouco os dois os-505 púbis, é participante essencial do trabalho de parto: graças a ele, alarga-se a fenda para a passagem do feto.
3 – Diartroses (articulações móveis) O terceiro tipo de articulações inclui as mais complexas, que são as MÓVEIS, tecnicamente denominadas DIARTROSES. Para se ter exemplos dos movimentos que essas articulações permitem, basta pensar nos que são executados pelos membros superiores e inferiores: andar, agachar, sentar, manipular e carregar objetos. Sem as articulações dos joelhos, cotovelos, pés, mãos e dedos, nenhum desses movimentos seria possível. Uma das características das articulações móveis é a presença de uma cavidade, entre as duas extremidades ósseas, que concorre para que uma deslize livremente sobre a outra.
FUNÇÃO DAS ARTICULAÇÕES
A articulação não é apenas o ponto de união; é um conjunto de elementos, anatomicamente bem definidos. Esses elementos variam conforme a função que exercem. Quando a função da junta é dar grande mobilidade a uma parte do esqueleto, como é o caso das articulações dos membros, a peça atinge maior grau de diferenciação.
ELEMENTOS ARTICULARES
De modo geral, devem existir três elementos básicos na construção de uma articulação: superfície ósseas, partes moles interósseas e partes moles periféricas. Nas móveis, que são mais complexas, as extremidades articulares dos ossos são amplas e revestidas por uma camada de tecido cartilaginoso.