Geografia, perguntado por jakeline123, 1 ano atrás

cite alguns motivos que justificam chamar a nova ordem mundial de multipolar:

Soluções para a tarefa

Respondido por Corsair
96
Uma ordem mundial tem a ver, por definição, pela presença de uma ou várias potências mundiais. E esta ordem mundial é monopolar quando existe apenas uma grande potência, bipolar quando há duas grandes potências, e multipolar quando há várias potências.

Antes de se falar ou entender a nova ordem mundial, é preciso falar sobre a velha ordem mundial, que se caracterizou pela luta entre o capitalismo e o socialismo, e surgiu depois do fim da II Guerra Mundial. No final da Guerra, os Estados Unidos e a União Soviética surgiram como os grandes vencedores; estava a nascer assim uma nova ordem mundial, a ordem bipolar, que se baseava no poderio bélico dessas duas super potências. Hoje em dia, essa ordem mundial é conhecida como a velha ordem mundial.

O final da década de 80 e princípio da década de 90, marcaram o fim da velha ordem mundial, com a crise do socialismo, a queda do muro de Berlim, e a desagregação da União Soviética. Surgiram assim novos polos mundiais de poder, já não tão ligados ao poderio militar e bélico, mas à concentração de capital. Com estes novos polos mundiais de poder (União Europeia, Japão e China) a bipolaridade deu lugar à multipolaridade, aparecendo assim a nova ordem mundial.

A nova ordem mundial é caracterizada pela hegemonia dos países que apresentam elevada produtividade, competitividade, disponibilidade de capitais, além de um forte domínio técnico, científico e militar. Todos estes factores explicam o surgimento da Alemanha e Japão e declínio da Rússia, antiga URSS.
Perguntas interessantes