Cite alguns mitos relacionados aos povos pré-colombianos
Soluções para a tarefa
Olá
PESQUISAR
Língua Portuguesa
< voltar
mitologia pré-colombiana
Das civilizações pré-colombianas ou das que existiam na América antes das invasões espanholas as mais relevantes são a Asteca, a Maia (no México) e a Inca (no Peru). Eram civilizações que adoravam vários deuses (politeístas), absorvendo também os dos povos que conquistavam, aos quais faziam ofertas principalmente de sacrifícios humanos para conquistar os seus favores.
Antes da chegada dos Incas e da imposição do culto do Sol e da Lua, as civilizações que existiam praticavam o culto ao totem.
Os Astecas tinham uma imensidão confusa de deuses, principalmente devido ao facto já apontado das combinações culturais. Acreditavam que os deuses tinham feito cinco tentativas (também chamadas "sóis", pois sem sol a humanidade não sobrevivia) até conseguirem criar o mundo: a primeira foi quando o filho de Omecihuatl e de Ometecuhtli, o Negro Tezcatlipoca, se transformou em sol (o Sol Jaguar) e iluminou a terra que era habitada por gigantes. Mas Quetzalcoátl (deus representado por uma serpente emplumada, protetor dos homens e inimigo de Tezcatlipoca) expulsou do céu o senhor do Universo, Tezcatlipoca, com ciúmes. Este transformou-se em jaguar e comeu a terra. A segunda tentativa (a do Sol Ventoso) deu-se com a criação de pessoas, por Quetzalcoátl, que foram varridas pelo vendaval com que Tezcatlipoca arrasou a terra. Os que resistiram transformaram-se em macacos. Na terceira tentativa foi Quetzalcoátl que inundou a terra depois de Tlatoc, o deus da chuva, se ter transformado em sol. Os que sobreviveram ao incêndio da terra transformaram-se em perus. Também a quarta criação (Sol da Água), feita pela deusa da água, Chalchiuhticlue, quando se tornou sol, acabou com uma inundação, os sobreviventes tornaram-se peixes. Finalmente na quinta criação (a do Sol do Terramoto) um humilde deus, Nanahuatzin, ofereceu-se para se sacrificar e se tornar em sol; no entanto o sol não se movia, tendo sido necessário que os outros deuses se sacrificassem também. Quetzalcoátl encarregou-se então de criar a humanidade a partir dos ossos dos antepassados que foi buscar às profundezas (a Terra dos Mortos). Mas ao fugir do Senhor da Terra dos Mortos escorregou e partiu os ossos, que borrifou com o seu sangue para ganharem vida. Nasceram então os homens e as mulheres, de diferentes tamanhos porque os fragmentos também se tinham partido em partes desiguais.