Geografia, perguntado por yanfernandotavares, 7 meses atrás

Cite algumas regiões do mundo em que a biodiversidade está

ameaçada? Quero resposta completa

Soluções para a tarefa

Respondido por annah2020
4

Explicação:

Caribe:

As ilhas do Caribe concentram uma grande diversidade de ecossistemas, abrigando desde florestas tropicais a semi-áridos. A região possui centenas de espécies ameaçadas, incluindo os mamíferos solenodonte e o crocodilo cubano. As principais ameaças à biodiversidade da área são o desmatamento pela agricultura e a inserção de espécies estrangeiras. Tais ações reduziram sua extensão a 22.955 Km², apenas 10% da área original.

Bacia do Mediterrâneo:

Com uma fauna original quatro vezes maior do que a de todo o resto do continente europeu, a Bacia do Mediterrâneo sofre com a redução drástica de seu território – hoje limitado a 4,7% do tamanho original – e com a extinção de espécies endêmicas da fauna e flora. Como um dos principais destinos de férias na Europa, os impactos são decorrentes das ações de desenvolvimento do local, que abriu espaço para resorts e outras estruturas de lazer.

Mata Atlântica:

Abrigando originalmente mais de 20 mil espécies de plantas, a Mata Atlântica conta hoje com apenas 10% de seu território original. Mais de 90 espécies estão ameaçadas, incluindo três espécies de micos-leões e seis tipos de aves. Com o crescente desenvolvimento e expansão dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, a região sofre com os problemas decorrentes da urbanização.

Chifre da África:

Região predominantemente árida, o Chifre da África é conhecido por ser uma rica fonte de recursos biológicos. Essa região abriga mais espécies de répteis do que qualquer outra da África. Atualmente, devido à extração mineral e o desmatamento para pastagem, conta com apenas 5% de sua área original.

Montanhas do sudoeste chinês:

Com uma das mais ricas faunas de clima temperado, abriga também uma variedade de espécies vegetais ameaçadas, além de ser um importante celeiro de diversidade genética. Hoje, a região conta com apenas 8% da área original, resultado da extração de madeira e queimadas para a criação de pastos.

Nova Zelândia (Oceania):

Abriga mamíferos, anfíbios e répteis que não são encontrados em nenhum outro lugar do planeta. A caça e destruição dos habitats e florestas causaram a extinção de algumas espécies. Outro problema que dificulta a biodiversidade local é a drenagem de pântanos. Resta hoje apenas 5% do bioma local.

Regiões da Indo-Birmânia (Ásia-Pacífico): Possui rios e pântanos importantes para a conservação da fauna. No entanto, boa parte dos rios foi represada para a instalação de usinas hidrelétricas e muitos mangues foram transformados em reservatórios com interesses econômicos. Restam apenas 5% da vegetação original.

Sunda (Indonésia, Malásia e Brunei - Ásia Pacífico):

A área abriga 17 mil ilhas equatoriais, inclusive as duas maiores do Boréo e Sumatra, e suas florestas estão sendo dizimadas para o uso comercial, para a produção de borracha, óleo de dendê e celulose. Apenas 7% da vegetação original existe até hoje.

Perguntas interessantes