cite algumas questões que explicam a crise do sistema monárquico no brasil? heeelllpppp :)
Soluções para a tarefa
A crise na monarquia do Brasil foi baseada em 3 principais questões:
A QUESTÃO MILITAR
Com o fim da Guerra do Paraguai, a presença militar na política foi cada vez anis forte, baseada principalmente no princípio do positivismo - corrente filosófica que apoiava o governo republicano. Além disso, os militares foram proibidos de se expressar na imprensa, o que aumentou a oposição militar contra o governo.
Em 1887, Deodoro da Fonseca é destituído de seu cargo e funda, no Rio de Janeiro, o Clube Militar.
A QUESTÃO RELIGIOSA
O Estado e a Igreja eram interligados - o Imperador nomeava os padres e bispos e depois o Vaticano aprovava. Entretanto, os clérigos de Olinda e Belém proibiram a entrada de maçons nas igrejas. Dom Pedro II revogou a decisão, mas os padres não cumpriram e foram presos. A partir de então, as relações entre as duas instituições foram diminuindo e muitos padres e bispos passaram a apoiar a República.
ABOLIÇÃO DOS ESCRAVOS
A última base de sustentação da monarquia eram os latifundiários e a elite escravocrata. Com a abolição dos escravos, tais setores perderam mão-de-obra e, consequentemente, o prestígio em relação a monarquia.
Além disso, o aumento da industrialização e do setor cafeeiro impulsionou a vontade da nova classe burguesa em participar das questões político-econômicas. Essa vontade só seria alcançada através da democracia republicana.