Geografia, perguntado por juuu65, 11 meses atrás

cite algumas placas tectônicas convergentes​

Soluções para a tarefa

Respondido por suelymt
2

Resposta:

Convergência oceano-oceano: se as duas placas envolvidas são oceânicas, uma desce abaixo da outra em um processo conhecido como subducção. A litosfera oceânica da placa que está em subducção afunda na astenosfera e é por fim reciclada pelo sistema de convecção do manto. Este processo produz um limite de placas marcado por uma cadeia de vulcões, conhecido como “círculo de fogo”ou “arco de ilhas”.

Convergência oceano-continente: se uma placa tem uma borda continental, ela cavalga a placa oceânica, porque a crosta continental é mais leve e subduz mais facilmente que a crosta oceânica. A borda continental fica enrugada e soergue num cinturão de montanhas, paralela à fossa de mar profundo. As enormes forças de colisão e subducção produzem grandes terremotos ao longo desse limite. A costa oeste da América do Sul, onde a Placa Sul-Americana colide com a Placa de Nazca (oceânica), é uma zona de subducção desse tipo. A cordilheira dos Andes eleva-se no lado continental do limite, com vulcões ativos, e terremotos de grande escala.

Respondido por lucaszauza330
1

Placa Sul-Americana

Abrange a América do Sul e estende-se até a Dorsal Mesoatlântica.

Sua fronteira leste faz limite divergente com a Placa Africana; ao sul, faz limite com a Placa Antártica e com a Placa Scotia; a oeste, faz limite convergente com a Placa de Nazca; e ao norte, limita-se com a Placa Caribenha.

Placa de Nazca

Localiza-se à esquerda da Placa Sul-Americana. O choque entre essas duas placas formou a Cordilheira dos Andes.

Placa do Pacífico

Abrange boa parte do Oceano Pacífico.

Limita-se ao norte com a Placa do Explorador, com a Placa Juan de Fuca e com a Placa de Gorda.

Seu limite com a Placa Norte-Americana resultou na falha de San Andres.

Placa Euro-Asiática

Abrange parte da Eurásia e limita-se com a Placa Africana e a Placa da Índia.

Separa-se da Placa Norte-Americana pela Dorsal Mesoatlântica.

Perguntas interessantes