Cite algumas doença viroticas no ser humano causada por vírus?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Hepatite C
A doença acomete o fígado e é causada pelo vírus da hepatite C (VHC). Esse vírus pode causar uma infecção cuja intensidade varia de um leve incômodo que dura algumas semanas a uma doença grave e permanente. A hepatite C também é uma das principais coinfecções que afetam pessoas que vivem com HIV/Aids. Estima-se que mais de 2 milhões de pessoas que vivem com HIV no mundo estejam coinfectadas pela hepatite C.
Em 2018, Médicos Sem Fronteiras tratou pessoas com hepatite C em 11 países. Desde 2015, ofereceu tratamento com medicamentos antivirais de ação direta (AAD) a cerca de 5 mil pessoas com hepatite C. Para os que completaram o tratamento, o índice geral de cura foi de 94,9%.
Ebola
O Ebola é uma doença altamente mortal. Sua taxa de letalidade varia entre 25% e 90%, dependendo da cepa do vírus. Embora morcegos sejam considerados os hospedeiros naturais do vírus Ebola, uma pessoa contaminada pode transmiti-lo por meio do sangue, secreções e fluidos corporais.
A República Democrática do Congo (RDC) vive há 16 meses o seu décimo e mais mortal surto de Ebola. O atendimento às pessoas infectadas e o controle da propagação do vírus – atividade das quais MSF faz parte – são dificultados pelo fato de pela primeira vez uma epidemia de Ebola acontecer em uma área de conflito. Esta é também a segunda maior ocorrência de Ebola já registrada no mundo, depois da epidemia na África Ocidental entre 2014 e 2016. Durante a grande crise do Ebola, que atingiu Libéria, Guiné e Serra Leoa, MSF tratou em suas instalações nos três países 5.226 pessoas com a confirmação de estarem com o vírus.
HIV
Atualmente, 36,9 milhões de pessoas vivem com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) no mundo. Destas, 1,8 milhão são crianças com menos de 15 anos de idade.
A pessoa que vive com o HIV é diagnosticada com a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Sida/Aids) quando seu sistema imunológico está fraco a ponto de não poder mais combater infecções oportunistas, como a tuberculose (TB). Uma das infecções mais comuns entre pessoas vivendo com o HIV é justamente a TB que, a cada ano, é a causa de um terço das mortes das pessoas que vivem com o vírus.
MSF trabalha com o atendimento a pessoas que vivem com HIV desde 2000. Os programas de HIV/Aids de MSF oferecem testes para o vírus e aconselhamento, além de tratamento e prevenção de infecções oportunistas, prevenção da transmissão de mãe para filho, monitoramento da carga viral e fornecimento de medicamentos antirretrovirais gratuitos.
Sarampo
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa e especialmente fatal para crianças pequenas. Existe uma vacina efetiva e segura contra o vírus desde os anos 60, mas os surtos continuam a ocorrer devido à quantidade insuficiente de programas de imunização.
Os sintomas se manifestam entre 10 e 14 dias após a exposição ao vírus e incluem coriza, tosse, infecção nos olhos, erupção cutânea e febre alta. Três a cinco dias após o início dos sintomas, manchas vermelhas começam a aparecer pelo corpo. Não há um tratamento específico contra a doença; no caso da infecção, os sintomas são tratados para evitar complicações – como infecções respiratórias, por exemplo – que podem levar à morte.
Explicação: