História, perguntado por thais776, 1 ano atrás

Cite algumas das funções desempenhadas pelo funcionamento do estado no Egito antigo.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por matheusheluy
2
 Os Nomos são as divisões administrativas do Antigo Egipto, ao número de quarenta e dois durante o período ptolomaico. Ainda que seu número tenha variado, no Baixo Egito, entre dezesseis, dezessete e vinte - provavelmente devido à topografia flutuante do delta -, eles foram particularmente estáveis no Alto Egito, da V dinastia aos Ptolomeus. 

Etimologia 

A palavra nomo deriva do grego nomos (plural: nomoi). Para se referirem a estas regiões administrativas os egípcios usaram primeiro a palavra sepat e mais tarde, durante o período de Amarna, qâb. 
[editar]Organização e História 

Cada nomo tinha a sua capital (niwt), um emblema próprio, um número e uma divindade tutelar, à qual era dedicado um templo. Cada nomo dispunha igualmente das suas próprias regras e de festas locais. A existência de nomos no Antigo Egipto remonta ao período pré-dinástico, quando várias cidades se uniram para formar um território unificado sob determinado poder. 
[editar]Os nomarcas 

Respondido por laissocorro3
1

Resposta: Os fucionários do Estado desempenhavam diferentes atribuições entre elas fiscalizar as plantações e cobrar os tributos dos camponeses. Entre os fucionários do Estado havia os escribas que sabiam ler e escrever.

Explicação:

Perguntas interessantes