Cite alguma das formas tomadas pelo Santo Graal (texto sincretismo nas lendas arturianas) matéria ensino religioso
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Santo Graal era uma relíquia, isto é, um objeto sagrado que estava relacionado com homens santos ou com o próprio Jesus Cristo. No caso, o Santo Graal estava relacionado com o próprio Jesus Cristo, uma vez que ele foi o cálice utilizado por Jesus Cristo na Última Ceia. Foi nela que Jesus realizou a primeira Eucaristia, sacramento no qual o pão e o vinho transformam-se no corpo e sangue de Cristo. Por ser uma relíquia, acreditava-se que o Santo Graal tinha poderes mágicos.
Explicação:
A história do Santo Graal mesclou-se com os Templários na mentalidade popular, por meio de uma obra acadêmica de um estudante austríaco chamado Joseph von Hammer-Pugstall. Nessa obra, Hammer-Pugstall afirmava que o Graal era utilizado para fins satânicos pelos cavaleiros templários.
No começo do século XX, acreditava-se que o Cálice de Antioquia fosse o Santo Graal, mas novos estudos concluíram que se tratava apenas de uma lâmpada a óleo.
O Santo Graal esteve presente em obras do cinema como Monty Python em busca do cálice sagrado e Indiana Jones e a última Cruzada.
Na literatura, o Santo Graal esteve presente, por exemplo, no Código da Vinci, de Dan Brown.
No século XIX, a Ordem Hermética da Aurora Dourada acreditava que as histórias do Santo Graal escondiam segredos da fé cristã.
Na Inglaterra, de acordo com as lendas medievais, muitos acreditavam que o Santo Graal foi levado para lá por meio de José de Arimateia.
A partir do século XVI, a lenda do Santo Graal perdeu força em alguns locais da Europa por conta da Reforma Protestante.