cite à semelhança e suas diferenças entre as atividade de atleta de g.r e as atividade de malabarista cireenses
Soluções para a tarefa
Uma das modalidades mais badaladas de grandes eventos como os Jogos Olímpicos e Pan-Americanos, a ginástica apresenta algumas subdivisões. São três as principais categorias: artística, rítmica e trampolim acrobático. A primeira debutou logo na edição inicial da Olimpíada, em 1896, e adquiriu seu formato mais moderno graças ao professor alemão Friedrick Ludwig Jahn, que formulou as regras e os aparelhos e abriu o primeiro campo de ginástica em Berlim, em 1811.
Na ginástica artística, há as competições individuais e por equipes. Entre os homens, são seis provas: individual geral, por equipes, solo, barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, argolas e salto sobre a mesa. Já as competições femininas têm quatro: individual geral, por equipes, trave, solo, barras assimétricas e salto sobre a mesa. O objetivo é obter a melhor nota de acordo com a avaliação de um corpo de juízes, que analisa o grau de dificuldade dos movimentos e sua execução. O ginasta pode ganhar pontos extras se acrescentar outros elementos além dos obrigatórios para todos os aparelhos.
A ginástica rítmica, por sua vez, é uma modalidade exclusivamente feminina, com provas individuais e de conjunto, com cinco aparelhos: fita, corda, maça, bola e arco. Há um forte componente do balé clássico, o que gera plasticidade e beleza. A modalidade ganhou a chancela oficial da Federação Internacional de Ginástica (FIG) em 1962, mas estreou em Olimpíada apenas em 1996.
O trampolim acrobático tem sua origem ainda na Idade Média, nas performances feitas pelos acrobatas e trapezistas de circo, que saltavam impulsionados por uma rede de segurança. O professor de educação física norte-americano George Nissen criou as regras da modalidade, que só fez sua estreia em Jogos Olímpicos na edição de 2000.
O atleta salta até atingir cerca de seis metros de altura e executa 20 elementos técnicos no trampolim. A avaliação é feita por um grupo de oito árbitros – cinco julgam a execução dos movimentos e dois se concentram no grau de dificuldade, enquanto há também um juiz central.