Cite a principal diferença estabelecida por Rousseau entre a vida em estado de natureza e a vida na sociedade civil. O que contribuiu para a diferença?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Rousseau afirma que o ser humano é naturalmente bom. Em estado de natureza, viveria uma vida isolada dos demais, plenamente livre e feliz. Já em sociedade, ser e parecer tornam-se duas coisas distintas. Por isso, para Rousseau, o caos teria vindo pela desigualdade, pela destruição da piedade natural e da justiça, tornando os homens maus, o que colocaria a sociedade em estado de guerra. Todos os cuidados que a nossa vaidade transformou em hábitos necessários, e cuja negligência ou privação nos custa imediatamente a vida ou a saúde.
A vida no estado de natureza é feliz e pacífica. Já na sociedade civil, os sujeitos competem entre si e criam desigualdades sociais.
O contratualismo de Rousseau
Segundo Jean-Jacques Rousseau, os homens são felizes no estado de natureza, mas o que corrompe o homem é a vida social, à medida que é na sociedade que os homens competem entre si e são arrogantes quando são detentores de conhecimentos.
O homem, em sua coletividade, deve seguir a vontade do interesse geral, sem levar em consideração a sua vontade própria ou os princípios particulares.
Saiba mais sobre Rousseau em: brainly.com.br/tarefa/30514636
#SPJ2