cite a primeira comédia escrita por martins pena e o que esta criticava.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Martins Pena é fundador do teatro cômico brasileiro e viveu durante o romantismo (século XIX) de 1815 a 1848. Se o enfoque do trabalho for literatura talvez você queira saber que as obras dele ("O Noviço" e "O Juiz de Paz na Roça", mais conhecidas) têm certa similaridade com "Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida: são consideradas "romance de costumes", pré-realistas, que por suas vez são caracterizadas por possuir personagens planas (não se desenvolvem na narrativa) e por isso são geralmente tipos sociais, o que acarreta ausência de profundidade psicológica.
*Quanto a história: se você traçar a linha do tempo, vai ver que o contexto a ser levado em consideração no Brasil é Regências e Segundo Reinado.
Explicação:
A primeira representação de uma peça do autor foi em outubro de 1838, a peça era “O juiz de paz na roça”, no Teatro São Pedro.Sua obra consta do período anterior ao Romantismo, mas é considerado como teatro romântico. Suas peças brincavam com os costumes na época do rei, com personagens populares, como que tiradas das ruas do Rio de Janeiro e colocadas no papel: malandros, moças com ânsias em casar, juízes, estrangeiros, jovens pomposos, velhas solteiras, funcionários públicos, meirinhos, contrabandistas, etc. O âmbito social e o enredo escolhidos por Martins Pena também refletia os da época casamentos, festas na roça, festas da cidade, decisão de herança, pagamento de dotes, e assim por diante.