Saúde, perguntado por manufaceira, 11 meses atrás

Cite a função dos principais ligamentos do cíngulo do membro superior ​

Soluções para a tarefa

Respondido por simonepinheirop5dsdo
8

O cíngulo do membro superior é extremamente móvel, pois movimentos recíprocos nas articulações esternoclavicular e acromioclavicular permitem uma abdução de 180º do membro superior. O movimento na articulação do ombro ocorre em todos os três planos.

Slide 5

A clavícula une o membro superior ao tronco, é um osso longo com aparência de um S alongado. Ela atua como uma escora que imobiliza a parte posterior do ombro e permite que o membro balance sem impedimento do tronco; transmite também parte do peso do membro para o esqueleto axial.

Slide 6 e 7

A escápula é um osso plano e triangular que se localiza na face posterolateral da parede torácica. Ela possui superfícies costal e dorsal, bordas ou lados superior, lateral e medial e ângulos superior, inferior e lateral, além de três processos, a espinha, sua continuação sob a forma do acrômio e o processo coracoide. O ângulo lateral é truncado e possui a cavidade glenoide para a articulação com a cabeça do úmero.

Slide 8

Articulação esternoclavicular é uma articulação sinovial selar, é a única articulação entre o membro superior e o esqueleto axial. Ela é dividida em dois compartimentos por um disco articular, fixada pelos ligamentos esternoclaviculares anterior e posterior e interclavicular.

Slide 9

Articulação acromioclavicular é um tipo de articulação sinovial plana. Fortalecida pelo ligamento acromioclavicular, no entanto, a integridade da articulação é mantida por ligamentos extrínsecos, distantes da articulação.

Slide 10

Articulação glenoumeral é do tipo sinovial esferóidea que permite grande amplitude de movimento. Notável pela sua relativa ausência de constrição óssea, a articulação possui três graus de liberdade. Sua estabilidade estática e dinâmica depende dos músculos e tecidos moles circundantes mais do que de seu formato e seus ligamentos: a função real é obtida através de uma complexa interação entre os fatores de restrição articulares e tecidos moles. É a articulação mais móvel do corpo e também é a mais frequentemente luxada.

Perguntas interessantes