cite 6 características dos jogos cooperativos
Soluções para a tarefa
Resposta:1. Esporte Cooperativo
Objetivo geral: Descentralizar a perspectiva da competição no esporte e desenvolver relações empáticas e solidárias.
Material necessário: os mesmos utilizados para a prática desportiva comum: bolas, cones, marcações de espaço, quadras, etc.
Nesse tipo de prática, toma-se como base uma modalidade esportiva qualquer (vôlei, basquete, futebol, queimado, etc.) e readaptam-se algumas regras para favorecer a cooperação:
Rodízio - o marcador do ponto passa para a outra equipe. Podem ser estabelecidos outros critérios para esse rodízio entre as equipes (tempo ou quando a bola sair, por exemplo).
Todos passam - o ponto só é validado se todos da equipe participarem da jogada.
2. Lençolbol
Objetivo geral: Exercitar a contribuição coletiva para a resolução de uma tarefa.
Objetivo específico: Controlar e arremessar a bola ao cesto.
Material necessário: Lençol (ou outro tecido), bola e cesto.
No Lençolbol, os integrantes da equipe seguram as extremidades de um lençol e controlam uma bola em cima desse lençol.
A equipe deve executar uma tarefa: encestar a bola ou realizar um determinado percurso.
3. Vôlei Infinito
Objetivo geral: Desenvolver a participação e o êxito coletivo em detrimento do êxito pessoal ou de um pequeno grupo em função do todo.
Objetivo específico: Manter a bola em jogo com a participação de todos os jogadores e desenvolver fundamentos do vôlei (manchete e toque).
Material necessário: Bola, quadra de vôlei e cronômetro.
O vôlei infinito é como um jogo normal de voleibol. Entretanto, o objetivo não é fazer pontos na equipe adversária, e sim, manter a bola no alto realizando o maior número de passes possíveis.
Para isso, pode ser estabelecido um limite de tempo pré-estabelecido, como meta do número de passes e/ou passes por jogador. O mesmo pode ser feito com o futevôlei.
4. Caneta na garrafa
Objetivo geral: Exercitar a colaboração de todos para a resolução de uma tarefa comum.
Objetivo específico: Fazer com que a caneta entre no gargalo da garrafa.
Material necessário: Rolo de barbante, caneta e uma garrafa pet.
O barbante deve ser dividido em pedaços iguais de, mais ou menos, dois metros de comprimento, um por participante.
As pontas dos pedaços devem ser unidas e amarradas no centro. Nessa junção entre as partes, deve ser amarrado um pequeno pedaço de barbante (de aproximadamente 30 cm) preso a uma caneta.
A garrafa deve ser posta no chão e com as cordas esticadas, a equipe deve colocar a caneta dentro da garrafa. O mesmo pode ser feito com os alunos de olhos fechados ou de costas para a garrafa. Nesse caso, as instruções para o movimento deve ser dado por um dos colegas.
5. O Troféu
Objetivo geral: Exercitar a destreza, a sincronia e o trabalho em equipe.
Objetivo específico: Conduzir a bola equilibrada na madeira pelo percurso determinado.
Material necessário: Bola e pedaços de madeira (ou cabos de vassoura).
Cada participante da equipe recebe um pedaço de madeira. Por não ser possível equilibrar a bola em apenas uma madeira, a equipe deve se organizar para que a junção das madeiras de todos os integrantes forme uma base para conduzir a bola.
A tarefa faz com que a equipe tenha que planejar seus movimentos conjuntamente para manter a bola em equilíbrio.
6. Desenho às cegas
Objetivo geral: Exercitar a comunicação, dar e receber orientações e instruções.
Objetivo específico: Reproduzir um desenho sem conhecê-lo e de olhos vendados, seguindo apenas as orientações do companheiro.
Material necessário: Caneta ou lápis, papel e vendas para os olhos.
Para a atividade, devem-se formar duplas. Cada dupla recebe uma folha de papel, caneta ou lápis e uma venda (pode pedir para os participantes, simplesmente fecharem os olhos).
Um integrante da dupla deve fechar ou ter olhos vendados, o outro recebe um desenho, que deverá ser reproduzido por seu companheiro vendado.
Os desenhos variam seu grau de complexidade de acordo com a idade dos participantes. Podem ser trazidos e distribuídos pelo professor/mediador ou desenhados no quadro para os participantes videntes.
Cabe ao integrante vidente dar orientações para a reprodução do desenho pelo companheiro vendado. Ao final, as duplas compartilham o resultado com a turma e invertem-se os papéis.