cite 5 dicas de como podemos ter um consumo cosciente, em casa, agora nessa quarentena??
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Comece pela alimentação
A quarentena é um contexto apropriado para as pessoas privilegiadas mudarem hábitos. Isso vai além de adquirir um produto com uma etiqueta da cor verde e depois de um tempo esquecê-lo no armário. Na verdade, uma atuação socioambientalmente responsável deve ser perene e constante, e não se encerrar em uma compra ou na quarentena. Por isso, repensar a forma de alimentação, que é a ação mais simples e recorrente que todos os seres humanos praticam (ou pelo menos deveriam) é o primeiro passo.
2. Lixo zero é agora
Para reduzir o lixo orgânico doméstico é preciso evitar o consumo desnecessário e o desperdício - e praticar compostagem. Da mesma forma, para reduzir a quantidade de outros tipos de lixo, como o de plástico, o primeiro passo é evitar o consumo. Você precisa mesmo utilizar canudos de plástico? E copos, pratos e talheres descartáveis? Já que estamos de quarentena, que tal aprendermos a preparar as próprias refeições, em vez de pedir delivery?
Prefira materiais menos danosos. Ao fazer suas compras, visite a lojinha a granel mais próxima da sua casa e leve seus próprios saquinhos de pano. Prefira embalagens de vidro, papel e papelão. Tome cuidado com algumas embalagens de molho e itens longa vida, que, apesar de parecerem ser apenas papelão, possuem finas camadas de BOPP, um plástico que dificulta a reciclagem. Preste atenção nos rótulos das embalagens e, se não for possível evitar o consumo de embalagens plásticas, procure embalagens recicláveis.
3. Cuide da saúde de forma integral
Cuidar da saúde de modo integral incluir praticar exercícios regularmente, dormir bem, se alimentar com horários regulares, meditar, respeitar o ritmo circadiano, cuidar das emoções e utilizar produtos cosméticos, de higiene e medicamentos com menor pegada ambiental e menos efeitos colaterais possíveis. Não caia no conto do super alimento ou comprimido milagroso, a saúde é o resultado holístico de um conjunto de interações do organismo com o ambiente, quanto mais interações benéficas, melhor o resultado.
4. Conhecimento faz bem, mas vá com calma
Cuidar da saúde na quarentena vai além de respeitar o isolamento voluntário. Você já parou para pensar que o autocuidado é uma forma de prevenir doenças e evitar o consumo de remédios, muitas vezes testados em animais de modo cruel e que, após o consumo, ainda causarão impactos, como a geração de resíduos e superbactérias? Isso ocorre principalmente se forem descartados de modo incorreto.Mas não se cobre querendo ser a pessoa mais produtiva de todas. Estamos em um momento de crise, não em uma competição mundial de produtividade.
5. Assista filmes sobre sustentabilidade
Questões ambientais sensíveis que nos fazem refletir sobre como melhorar a nossa relação com o planeta estão presentes também nos filmes e documentários. Confira 21 títulos com temáticas ambientais nas seguintes listas: "11 indicações de filmes sobre meio ambiente". e "Dez filmes e documentários para assistir durante a quarentena do coronavírus".