Biologia, perguntado por tailanes393, 6 meses atrás

Cite 4 vantagens e 4 desvantagens do uso das energias não renováveis.

________________________________________________________________​

Soluções para a tarefa

Respondido por babii87
2

Esses recursos não podem ser renovados pois sua recomposição na natureza ocorre de forma extremamente lenta. Eles são resultados de processos que ocorrem sob condições de pressão e temperatura específicas e em uma escala de tempo geológica ou de formação do sistema solar para se tornarem disponíveis. Quanto mais utilizamos as fontes de energia não renováveis, mais rapidamente esses recursos vão chegar ao fim.

Esse tipo de energia também é chamada energia suja, pois o uso desses recursos causa prejuízos ao meio ambiente e também ao homem, bem como a destruição de ecossistemas, efeito estufa, aquecimento global, dentre diversos outros transtornos. Os principais exemplos de fontes de energia não renováveis são os combustíveis fósseis e os combustíveis nucleares.

2 – Principais Fontes de Energia Não Renováveis

Petróleo

O petróleo é um líquido viscoso, formado por uma combinação complexa de compostos orgânicos. São compostos, sobretudo, por hidrocarbonetos, que são compostos cujas moléculas são constituídas por átomos de hidrogênio e de carbono.

Associados a pequenas medidas de outras classes de compostos (que contêm oxigênio, nitrogênio, e enxofre), esses hidrocarbonetos formam o petróleo.

O petróleo surgiu de restos de seres vivos, animais e vegetais, no decorrer de milhões de anos. Pequenos seres marinhos, como animais e vegetais unicelulares, depositaram-se no fundo de mares e lagos.

Ao longo dos anos, ocorreu o acúmulo de sedimentos e essa matéria orgânica foi impelida para locais ainda mais profundos, onde condições de temperatura e pressão elevadas e a inexistência de oxigênio, impediram que bactérias fizessem a decomposição rápida dessa matéria orgânica.

Essa matéria orgânica decompôs-se ao longo de milhões de anos, através da ação de bactérias anaeróbicas, gerando o petróleo. O nome, que significa óleo de pedra, é dado a este recurso porque este fica armazenado no interior de poros de rochas impermeáveis, denominadas rochas-reservatório.O petróleo é a principal matéria-prima e uma das principais fontes de energia do planeta. Por isso, sua extração e consumo são focos de conflitos envolvendo países que são potências imperialistas e países produtores e refinadores.

O petróleo é abundantemente utilizado por veículos, sendo um componente importante nos meios de transporte, além de poder também ser empregado na produção de derivados, especialmente o plástico.

Carvão Mineral

O carvão mineral é um minério de cor preta que possui grande potencial combustível. Ele libera uma alta quantidade de energia quando queimado. É formado por carbono e magnésio, sendo encontrado na condição de betume.

O surgimento desse minério se equipara, em partes, com a do petróleo, pois ambos se desenvolveram em áreas sedimentares. As jazidas do carvão mineral se formaram há milhões de anos.

Quando os restos de vegetais, ricos em carbono, foram soterrados por várias camadas de sedimento. Formou-se uma condição de grande pressão sobre esse material que se transformou em um elemento rochoso: o carvão mineral.

A extração do carvão mineral do subsolo ocorre através da construção de túneis e poços, muita das vezes em áreas de reservas ambientais ou florestais, o que causa impactos ambientais altíssimos. Além do mais, a queima do carvão mineral é apontada como ainda mais poluente que a do petróleo.

O carvão mineral passou a ser utilizado de forma mais ampla após as revoluções industriais resultantes do capitalismo, sendo, atualmente, uma fonte de energia altamente utilizada em todo o planeta, perdendo somente para o petróleo. Gás Natural

Gás natural é a mistura de hidrocarbonetos leves que, à temperatura ambiente e pressão atmosférica, permanecem no estado gasoso. O gás é uma fonte de energia mais limpa, que pode ser utilizado nas indústrias, substituindo outros combustíveis que são mais poluentes.

As reservas de gás natural são altas e encontram-se quase sempre disponibilizadas nas áreas onde se extrai o petróleo, transcorrendo pelo mesmo processo de estruturação.

O gás natural é altamente utilizado em usinas termoelétricas, sendo apontado como uma fonte mais proveitosa por apresentar menor impacto ambiental, menor complexidade de transporte, e também por apresentar necessidade quase nula de armazenamento.

É aplicado como fonte de energia nas indústrias, residências (gás de cozinha) e também em alguns tipos de veículos.

Perguntas interessantes