Cite 3 táticas do jogo de Xadrez para dar um xeque-mate.
Soluções para a tarefa
No Xadrez, o que chamamos de tática é o movimento que o enxadrista faz em um curto espaço de tempo, porém com uma eficiência notável.
A tática usada é sempre de extrema importância para a derrotota ou a glória do jogador. A tática é usada no Xadrez sempre que existem várias possibilidades de se fazer as jogadas.
A tática consiste em pensar nas mais diversas possibilidades de movimentação das peças em uma determinada, ou em uma sequencia de jogadas, visando sempre, seja em qual for a tática usada, capturar o rei adversário e finalizar com o jogo.
Chess
Algumas táticas foram desenvolvidas ao longos dos anos por enxadristas notáveis, que utilizaram a sua experiência para dar mais mobilidade ao jogo de Xadrez. Dentre as inúmeras táticas que existem, há três delas que se destacam, que são as seguintes.
Garfos
É a mais simples das três que serão apresentadas aqui, ela consiste em realizar ataques atacando duas peças que estejam desprotegidas, ou então, uma tentativa de atacar o Rei, e qualquer outra peça que esteja aos arredores, oque sempre se faz nessa tática éatacar uma peça que possa vir a proteger o rei, obrigando assim o adversário a ficar sem saída e deixar de forma inevitável que aconteça o xeque-mate.
É claro que esta tática pode se aplicar a outras peças de extrema importância no tabuleiro, sendo elas a Dama, o Bispo e a Torre, o cavalo não é citado pois na maioria das vezes que essa tática é usada, é o cavalo que é usado para efetuar a captura da peça adversária.
Na figura abaixo é mostrada uma típica jogada do Garfo, sendo ela feita por um Cavalo branco, nessa jogada, a única peça que dá apoio ao Cavalo é o Bispo, sendo apoiado apenas pelo bispo, as pretas terão que escolher entre sua torre do Rei ou a Dama ou do peão, pois o cavalo irá capturar uma delas na próxima jogada.
Caso aconteça esse primeiro caso, será quase inevitável que o jogo termine com um xeque-mate, entretanto, o jogo pode tomar um rumo diferente mas com o mesmo final, caso o Cavalo estivesse posicionado na parte da rainha, quem estaria sob ameaça seriam o Rei e a Torre, entretanto, a jogada só terá um efeito destrutivo ao adversário, caso o cavalo esteja sendo cobrido pelo Bispo, se isso acontecer, a movimentação da Rainha será inútil, e a próxima peça a dar adeus ao jogo será a Torre.
Resposta:
Mova o peão que defende o rei para e4. Em ambos os métodos, a peça-chave é sua rainha. Ela e a peça que você usará para conseguir o xeque-mate, então, seu primeiro movimento deve abrir espaço para ela se mover diagonalmente.
Se não estiver familiarizado com a notação algébrica de xadrez, veja este artigo do wikiHow.
Além de liberar sua rainha, você precisa obrigar seu oponente a expor o rei dele.
Capture o peão do adversário em f5. Agora, use seu peão para capturar o peão avançado do seu oponente, atacando na diagonal. A representação desta jogada na notação seria e4xf5. A ideia é incentivar seu adversário a avançar o peão do bispo até g5, ficando lado a lado com seu peão.
Essa não seria uma jogada inteligente do seu oponente, mas talvez você possa levá-lo a fazer isso.
A ideia deste movimento é garantir que nada possa bloquear seu ataque ao rei inimigo depois do próximo passo.
Explicação:
Mova sua rainha branca para h5 (Qh5). Xeque-mate! Agora, você pode mover sua rainha na diagonal para h5, pois o rei do oponente estará preso. Fim de jogo! Perceba que se o seu oponente tivesse movido seu peão duas casas em sua última jogada, ele poderia ter bloqueado sua rainha em g6.
Você realmente precisa que seu oponente meta os pés pelas mãos para realizar este xeque-mate.
Avise o xeque-mate! Agora é só tomar o rei inimigo e comemorar a vitória. Se o seu oponente cair nesta armadilha, provavelmente ficará chateado, então não se vanglorie demais!