Português, perguntado por marlenedelimalavras, 4 meses atrás

cite 3 maneiras como corpo dos animais noturnos são adaptados

Soluções para a tarefa

Respondido por geovanagabrieliolive
1

Olá

Os animais noturnos precisam ter sentidos de audição, visão e olfato altamente desenvolvidos, especialmente adaptados para tirar o máximo da baixa iluminação noturna. No campo da visão, muitos animais noturnos têm maior quantidade de células oculares especializadas na captação de luz, chamadas de bastonetes.

Bons Estudos <3

Respondido por viiihhatake109
0

Resposta:

Os animais noturnos precisam ter os sentidos de audição, visão e olfato altamente desenvolvidos, especialmente adaptados para tirar o máximo da baixa iluminação noturna. No campo da visão, muitos animais noturnos têm maior quantidade de células, oculares especializadas na captação de luz, chamadas de bastonetes. Aves noturnas como corujas e o bacurau, e pequenos mamíferos como lêmures e gambás são dotados de grandes olhos para capturar o máximo de luz possível.

Explicação:

Animais noturnos gregários dependem mais da comunicação sonora para entrar em contato com os membros de seu grupo ou estabelecer seu território. A produção de ruídos e vocalizações distintas para situações diversas são características de muitas espécies de animais noturnos e, naturalmente, a audição também é bem desenvolvida nessas espécies. As corujas emitem diferentes tipos de piados e arranham superfícies produzindo sons com as garras. A audição desenvolvida auxilia também na localização de presas, bem como na detecção precoce de predadores permitindo sua fuga a tempo.

O sentido do olfato também é muito importante para animais noturnos encontrarem comida, localizarem ameaças, ou detectar feromônios que levem a parceiros em potencial. O olfato é altamente desenvolvido em mamíferos noturnos, que possuem maior área de epitélio olfativo e mais células receptoras, especialmente em animais carnívoros como os lobos. Embora aves noturnas geralmente dependam mais da visão e audição, em algumas aves o olfato também desempenha papel importante na aquisição de comida e localização de seus ninhos.

Alguns animais noturnos ainda possuem adaptações especiais que lhes permitem sobreviver ao escuro. Morcegos, por exemplo, se utilizam de uma habilidade chamada de ecolocalização. A partir dela, o animal é capaz de emitir um som agudo, produzindo ondas sonoras que alcançam objetos e superfícies ao seu redor. O morcego então consegue captar as ondas que foram refletidas, e estas lhe fornecem informações como forma e a distância da qual se encontra do objeto.

Boa sorte e Bons estudos UwU

Perguntas interessantes