Ed. Física, perguntado por Raque14099, 7 meses atrás

Cite 3 influências positivas e 3 negativas dos games na nossa vida.

Soluções para a tarefa

Respondido por Leslinpk
2

Resposta:

positivas

Explicação:

nos ajuda na concentração, pois ficamos focados ao jogar

conhecemos pessoas de lugares e etnias diferentes

Aprendemos, mesmo sem querer, coisas novas

negativas

O vício, pois jogamos tanto que acabamos viciando

A insônia. Estamos tentando zerar o jogo e simplesmente nem dormimos e as vezes deixando a saúde de lado

Ficamos tanto tempo ali que acabamos esquecendo de aproveitar o mundo lá fora.

espero ter ajudado

Respondido por DARCKLOBO
0

Resposta:

INFLUÊNCIAS POSITIVAS DOS GAMES EM MEIO A SOCIEDADE

Com a imersão cada vez maior da tecnologia na vida social da população, a busca por jogos eletrônicos como forma de distração é cada vez maior, sejam eles jogados em diversas plataformas, como celulares, computadores ou consoles. Dessa forma, uma pessoa que chega cansada após um longo dia de trabalho, tende a procurar por jogos que acalmem e relaxe a sua mente.  

Em contrapartida, um jovem que quer apenas um forma de distração, tende a buscar por games mais agitados, que são muitas vezes violentos e/ou que carregam muita informação, seja ela explícita ou não. Assim, a seguinte seção busca mostrar; Como os jogos podem influenciar positivamente no convívio social?  

Os jogos eletrônicos, em sua maioria, exigem concentração, trabalho em equipe, observação, pensamento lógico e rápido, resolução de problemas, assim como, melhora a coordenação motora e desenvolve a capacidade de tolerância a frustrações. Assim, após o jogador desenvolver essas habilidades, o mesmo pode também, aplicar essas habilidades construídas no universo online, em seu cotidiano do dia a dia.

Mas, os jogos não são apenas utilizados apenas como forma de distração, alguns games são criados especificamente para a educação, desenvolvidos por programadores em parceria com pedagogos, psicólogos e professores. Outros são de uso geral, mas com o direcionamento do professor podem trazer benefícios reais de conhecimento. Os jogos eletrônicos podem ser usados na educação para alfabetizar crianças e também auxiliá-las na aprendizagem de matérias de história, matemática, inglês etc.

O jogo Among Us, que ficou famoso em 2020, é um exemplo de jogo que influencia positivamente os seus jogadores. No jogo, o usuário é simulado como um astronauta juntamente a 10 (dez) outros jogadores, porém, um desses jogadores tem a missão de atrapalhar e fazer com que os outros 9 percam a partida. O objetivo final do jogo é fazer todas as pequenas missões presentes dentro da nave espacial e/ou investigar e descobrir quem é o impostor (nome dado ao jogador que atrapalha aos demais). Fazendo assim com que os jogadores desenvolvam habilidades como raciocínio lógico, tomada de decisões e o bom convívio social.  

Assim como forma de distração, os jogos eletrônicos também podem ser usados para o tratamento de doenças; Esses videogames, que escaneiam o corpo do jogador, permitem que o paciente faça movimentos alternados com pernas e braços. Ao mesmo tempo, exigem maior esforço cognitivo, como memória operacional, atenção alternada e velocidade de processamento. Na Doença de Parkinson, sutilmente, nota-se declínio das funções cognitivas, principalmente atenção e funções executivas (velocidade de processamento). Os jogos de videogame contribuem com o processo de estimulação, desacelerando a doença e melhorando as funções executivas.

INFLUÊNCIAS NEGATIVAS

Na seção anterior, foram apresentadas as influências e benefícios dos jogos eletrônicos na sociedade. Em contrapartida, se os jogos não forem utilizados de forma moderada e/ou corretamente, os mesmos podem se tornar fonte inicial para a manifestação de mudança de comportamento ou do aparecimento de problemas de saúde.  

Ao serem usados com frequência excessiva, os jogos eletrônicos podem se caracterizar como um vício, igual a qualquer outro. Entre os principais indícios do vício em games pode-se citar: baixo rendimento escolar, não ter o controle sobre a quantidade de tempo de jogo, exclusão social, priorizar o jogo a outras atividades sociais. Além do surgimento de problemas físicos: postura inadequada, problemas de audição (já que muitos jogam com fones de ouvido no volume muito alto), irritação dos olhos (por conta da luminosidade).

Em junho deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou  Um dos mais preocupantes problemas que são ocasionados pelo excesso de videogame é o sedentarismo. A vontade de não praticar outra atividade que não seja jogar pode surgir e está cada vez mais comum. Atualmente, muitas pessoas, trocam uma prática de basquete ou futebol para jogarem essas mesmas atividades no videogame.      

Alguns pesquisadores ainda dizem que o vício em jogos pode ser comparado ao vício em álcool e drogas, pois possuem efeitos semelhantes no cérebro humano, como mostrado na pesquisa a seguir.

 

Outro mal também causado pelo vício em jogos eletrônicos, é a perda do apetite do jogador, o que pode acarretar no surgimento de transtornos alimentares como  a anorexia. Outro fator é o aumento da ansiedade, por conta da ânsia que o jogador tem em conseguir um novo item ou uma nova fase no game.  

Além desses, problemas posturais também são frequentes naqueles que passam horas em frente aos videogames, já que os mesmos estão sempre movimentando os membros superiores (para aqueles que jogam com controles) ou com a coluna de forma errada (para aqueles que jogam em computadores e notebooks).

 ESPEROTER AJUDADO!!!


DARCKLOBO: Deixa o like e como melhor resposta por favor !!!
Perguntas interessantes