Cite 3 filósofos, pré socráticos e explique a importância deles?
Soluções para a tarefa
Para responder a tarefa proposta podemos citar os filósofos pré-socráticos, ou physiologos (filósofos da natureza), nos deixa a entender que, foram homens que se ocuparam da cosmologia, e abandonaram a explicação do Universo que apelava para os deuses. Tais pensadores procuraram formular ideias sobre a gênese do cosmos a partir da observação da realidade imediata. passaremos a citar 3 dentre os vários existentes:
Tales de Mileto (624-546 a.C.) Tales é considerado o primeiro filósofo. ...
Heráclito de Éfeso (± 535-475 a.C.) ...
Parmênides de Eleia (± 515-445 a.C.) ...
1- Tales de Mileto (624-546 a.C.)
Ele é considerado o primeiro filósofo. Sua ruptura com o conhecimento mítico se situa na afirmação da água (hýdor) como a arché do Universo. O pensador de Mileto teve como meta buscar um elemento que poderia ser considerado a base de todas as coisas do Universo.
A importância de Tales para o nascimento da filosofia está em afirmar a ideia de que “Tudo é um”. A esta proposição de unidade denominamos unitarismo. Além de Tales, podemos considerar unitaristas Heráclito de Éfeso e Parmênides de Eleia, responsáveis pela primeira grande disputa filosófica, cujo impasse seria resolvido por Sócrates.
2- Heráclito de Éfeso (± 535-475 a.C.)
Heráclito afirma que o fator de mudança das coisas é o fogo, e não a água pensada por Tales. Heráclito o associava à guerra, ao conflito entre opostos: o dia em confronto com a noite, o quente com o frio, o doce com o salgado.
Tudo gera uma confrontação de opostos, o que abre espaço para o surgimento da dialética. No caso de Heráclito, a dialética do ser e do não ser.
Para Heráclito, o ser não é mais ou menos que o não-ser, uma vez que o verdadeiro está na unidade de opostos, no ser e no não-ser. A verdade está no movimento contínuo, pois nada persiste, nem permanece, mas é parte integrante do movimento do surgir e desaparecer.
Na contracorrente do pensamento de Heráclito, encontramos outro pré-socrático monista, Parmênides de Eleia.
3- Parmênides de Eleia (± 515-445 a.C.)
Parmênides de Eleia opôs-se à “luta de contrários”, característica do pensamento de Heráclito, por acreditar que isso não poderia abrigar a verdade do Universo.
Em sua cosmologia, colocou a questão, absurda para ele, de se pensar que o ser e o não-ser são equivalentes e verdadeiros: se algo é, ele não pode não-ser; se deixou de ser, não é verdadeiro.
Tais considerações levaram Parmênides a trilhar o caminho da lógica da existência do ser, abandonando a physis dos demais pré-socráticos e caminhando em direção à ontologia, ao estudo do ser.
É a razão que permite a Parmênides responder ao “tudo flui” de Heráclito. O confronto entre opostos de Heráclito nada mais seria do que o conflito entre partes do ser.
Recorrendo ao exemplo do dia e da noite, tanto um como o outro “é”, ou seja, juntos, o dia e a noite “são”, portanto não podem “não ser”, o que seria uma contradição e uma impossibilidade, sendo parte de um todo indivisível.
Espero ter ajudado.
FORÇA E PAZ