Filosofia, perguntado por camilynogueirajf, 4 meses atrás

Cite 3 diferença entre liberalismo e socialismo

Soluções para a tarefa

Respondido por ronadbiller
0

Resposta:

Explicação:

princípios básicos do liberalismo são:

individualismo econômico: o bem-estar social é resultado da prosperidade individual.

liberdade econômica: a economia, como as demais ciências, é sujeita às leis naturais e, portanto, deve funcionar livre de intervenções. Trata-se de uma reelaboração da ideia fisiocrata do laissez-faire, laissez-passer – condenação clara aos entraves mercantilistas do Antigo Regime.

obediência às leis naturais, como explicitado acima;

liberdade de contrato entre as partes: a relação entre empregado e empregador deve ser feita com base no livre acordo entre ambos, sem intermediação do Estado ou dos sindicatos.

Princípios mais utilizados pelo socialismo científico são:

o materialismo histórico, ou seja,  a interpretação econômica da história: implica na noção de modo de produção. Segundo essa ideia, a economia (infraestrutura) é a base sobre a qual se apoia a estrutura social e que determina suas características políticas e culturais (superestrutura). As alterações econômicas, portanto, determinam as mudanças históricas, ou seja, cada período histórico apresenta um conjunto de características socioeconômicas, políticas e culturais (modo de produção), que só se altera quando ocorre alguma transformação econômica;

o materialismo dialético: o conceito de que a crise e a superação de um determinado modo de produção – ou seja, a transformação histórica – devem-se às suas contradições internas, isto é, aos antagonismos que se desenvolvem no interior do próprio modo de produção quando este se estrutura;

a luta de classes: conceito chave dentro do pensamento marxista, segundo o qual a luta de classes – o antagonismo social entre exploradores e explorados, sempre presente nas sociedades humanas – é responsável pelas transformações históricas; ou seja, a luta de classes, segundo o socialismo científico, é o motor da história.

a mais-valia: outro conceito chave do ideário marxista. Para Marx, o capital acumulado pelos detentores dos meios de produção advém da não remuneração integral do trabalho do proletariado. Isto é, o capitalista não paga integralmente o valor da força de trabalho usada na produção das mercadorias.

Perguntas interessantes