Cite 3 características de cada um:
Paraná:
Santa Catarina:
Rio Grande do Sul:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Paraná
Baixada litorânea
Formada por uma superfície plana, em alguns lugares alternam entre plano e elevado.
Clima
No Paraná, o clima predominante é o subtropical, embora haja uma restrita área de tropical com verões quentes e invernos rigorosos, sua capital é a cidade mais fria do país, pois apresenta temperatura média anual relativamente baixa.
Os índices pluviométricos no Estado atingem 2.000 mm anuais, as chuvas são bem distribuídas durante o ano todo, a temperatura média estadual é de 19ºC.
Vegetação
A cobertura vegetal do Estado é formada por Floresta Tropical, Floresta Subtropical e Campos.
Os campos se estabelecem de forma dispersa no território, existem dois tipos, Campos Limpos (9% do território) e Campos Cerrado (cerca de 1% da área estadual).
Baixada litorânea
O relevo de Santa Catarina é um domínio de estudos e conhecimentos sobre os aspectos geomorfológicos de Santa Catarina. Com 77% de seu território com altitude superior a 300 metros e 52% com altitudes superiores a 600 metros, Santa Catarina destaca-se dentre as unidades federativas brasilianas de relevo mais alto.
Clima
O clima subtropical úmido, predominante em SC, proporciona temperaturas agradáveis, que variam de 13 a 25° C, com chuvas distribuídas durante todo o ano. Ao contrário da maior parte do território brasileiro, aqui as quatro estações são bem definidas. Os verões são quentes e ensolarados.
Vegetação
A vegetação mais comum é a mata de araucárias (abrange mais da metade do território catarinense, ocupando toda a porção norte do estado e parte do centro). Mas há também manguezais (no litoral), uma parte tropical da mata Atlântica, mata subtropical e campos.
Rio Grande do Sul
Baixada litorânea
Ao lado da Serra Geral está presente o ponto mais alto do Estado, com 1.410 metros, chamado de Pico do Monte Negro em São José dos Ausentes.
São quatro as unidades morfológicas presentes no Rio Grande do Sul denominadas de Planalto-Norte-Rio-Grandense, Depressão Central, Escudo Sul-Rio-Grandense e Planície Costeira.
Clima
O clima predominante no Rio Grande do Sul é subtropical úmido, que corresponde a duas estações bem definidas: verão, que apresenta elevadas temperaturas, e inverno, com frio intenso, possui o inverno mais rigoroso do país. As chuvas no decorrer do ano são bem distribuídas.
A temperatura sofre variações de acordo com as altitudes, dessa forma, as áreas de baixa elevação apresentam o clima tropical e nas regiões de maiores elevações, predomina o clima temperado.
Vegetação
A composição vegetativa do Estado do Rio Grande do Sul é constituída basicamente por quatro tipos distintos de vegetação: Mata de Araucárias, Pampas, Vegetação Litorânea e Mata Atlântica.
- Mata de Araucárias: é caracterizada por uma floresta subtropical formada por coníferas e pinheiro-do-paraná.
- Vegetação Litorânea: ao longo de todo litoral rio- grandense se encontra vegetação úmida com uma abundante quantidade de areia.
- Mata Atlântica: é um tipo vegetação que cobre desde o norte até o sul do país na costa litorânea.
BONS ESTUDOS