cite 2 características do subdesenvolvimento
Soluções para a tarefa
Os países subdesenvolvidos são caracterizados por possuírem significativos problemas sociais e expressiva desigualdade social, além de limitada capacidade de autonomia e desenvolvimento tecnológico e estrutural.
O termo subdesenvolvimento surgiu à partir da Segunda Guerra Mundial e foi amplamente utilizado para designar nações que necessitavam evoluir nos aspectos econômicos, sociais e produtivos. No entanto esta classificação, embora muito utilizada, possui alguns problemas:
Países apresentam níveis distintos de desenvolvimento mesmo quando classificados dentro do grupo dos países subdesenvolvidos, há nações com gravíssimas questões sociais, e outros apresentam índices melhores.
A ilusória ideia de que o os países vão evoluindo e transpondo níveis, até alcançar a condição de desenvolvidos, o que não corresponde à realidade.
Entendendo o desenvolvimento como objetivo, várias nações priorizam aos aspectos econômicos, relegando a segundo plano as questões sociais.
O Brasil, por exemplo está entre os maiores números do PIB mundial e ao mesmo tempo tem indicadores sociais preocupantes.
Origens do subdesenvolvimento
As condições de desenvolvimento de uma nação possuem relação intrínseca com os fatores históricos e de formação do espaço geográfico. Processo este, que tem origem no período das Grandes Navegações – expansão do capitalismo comercial – implementado por nações europeias, a partir do século XV. Nesse período, esses Estados empreenderam ações para a expansão do comércio, por meio da exploração de recursos da América, África e Ásia e passaram a desempenhar um forte papel de dominação sobre os povos desses continentes.
Os territórios conquistados e dominados – as colônias de exploração – eram dependentes da administração dos países europeus e suas riquezas eram consumidas de maneira intensiva. Recursos como produtos agrícolas, metais preciosos e minérios explorados à exaustão, promoveram o enriquecimento de países colonizadores – as metrópoles. Portugal, França, Espanha, Holanda e Inglaterra são nações que se beneficiaram intensamente deste processo.