Português, perguntado por mateus478050, 11 meses atrás

cite 10 problemas urbanos e suas causas e as consequencias​

Soluções para a tarefa

Respondido por viviamado79
4

1- Lixo

Esse problema implica em riscos de contaminação para a natureza e a população ao redor, pois gera chorume e emite gases, como o metano, que no processo de decomposição, transforma-se em dióxido de carbono (CO2), um dos principais compostos do Efeito Estufa que causa uma série de problemas ambientais no Brasil.

2- Violência Urbana

Essa situação acontece em função da fome, miséria e desemprego.

No Brasil, a violência urbana é reflexo de políticas públicas ineficientes, que não resolvem as situações de risco e não conseguem sanar lacunas do desenvolvimento dos cidadãos, como o acesso à direitos fundamentais.

3- Mobilidade Urbana

A principal causa dos problemas de mobilidade urbana no Brasil relaciona-se ao aumento do uso de transportes individuais em detrimento da utilização de transportes coletivos, embora esses últimos também encontrem dificuldades com a superlotação.

Nos últimos anos, o debate sobre a mobilidade urbana no Brasil vem se acirrando cada vez mais, haja vista que a maior parte das grandes cidades do país vem encontrando dificuldades em desenvolver meios para diminuir a quantidade de congestionamentos ao longo do dia e o excesso de pedestres em áreas centrais dos espaços urbanos.

4- Falta de Moradia Adequada

A desigualdade social é bem evidente ao comparar as áreas habitadas pela população mais pobre aos bairros de elite, que ocupam as regiões mais valorizadas.

Dessa forma, as favelas e cortiços apresentam vários problemas aos seus moradores, como falta de higiene, de iluminação e de ventilação, favorecendo o aumento de doenças como a tuberculose.

5- Poluição do Ar

O elevado número de automóveis e indústrias é o principal causador desse grave problema urbano. A emissão dos gases poluentes na atmosfera pode gerar o efeito estufa - devido à grande quantidade de gás carbônico -, chuvas ácidas e as ilhas de calor.

A chuva ácida é qualquer tipo de precipitação que possui altos níveis de ácido nítrico e sulfúrico. Ela ocorre quando o dióxido de enxofre (SO2) e os óxidos de nitrogênio (NOx) são lançados para a atmosfera e transportados pelas correntes de ar.

As ilhas de calor são um fenômeno climático que ocorre nas grandes cidades, quando a temperatura do ar atmosférico que circunda nessa região é mais elevada que nas regiões periféricas.

6- Condições Sanitárias Básicas

O fornecimento de água potável, a coleta e o tratamento de esgoto são extremamente importantes para o combate à mortalidade, principalmente a infantil. No Brasil, a situação desse serviço é desigual. A população mais pobre é a mais prejudicada, uma vez que sofre com a ausência desses equipamentos urbanos.

7- Enchentes

As enchentes são um problema cada vez mais comum nas grandes cidades brasileiras. Isso ocorre, principalmente, por causa da impermeabilização do solo urbano, que é coberto na maior parte por asfalto e cimento. Com isso, a água não consegue penetrar e se acumula sobre o solo.

Também podemos citar o entupimento dos bueiros como fator que colaboram para as enchentes, sem falar, também, nas mudanças climáticas, que alteram os ciclos das chuvas, fazendo com que verdadeiras tempestades culminem em enchentes de grandes proporções e graves consequências.

8- Poluição sonora

Existem, no ambiente urbano, inúmeros estímulos externos que facilitam o desenvolvimento do estresse na população. Nas regiões metropolitanas, são comuns os ruídos produzidos por automóveis, fábricas, pessoas trabalhando e conversando, etc.

É verdade que, a poluição sonora não se acumula no espaço, como as outras situações poluentes, porém, ela é responsável por causar sérios danos à saúde, pois a exposição direta a barulhos intensos pode comprometer a audição e o bem-estar das pessoas.

9- Poluição visual

O excesso de estímulos visuais na paisagem das grandes cidades é constituído, em grande parte, por propagandas que oferecem produtos e serviços.

Essas comunicações, quando instaladas de maneira indevida, constituem vários problemas urbanos, dentre os quais podemos destacar:

a modificação do espaço público, a fim de veicular interesses particulares;  a deterioração da paisagem urbana e a degradação dos elementos naturais, como vegetação, rios e lagos;  o prejuízo na percepção do espaço, referente à referenciação espacial e localização, além do trânsito de pessoas nas cidades.

10- Carência de áreas verdes

A falta de reservas florestais, parques e praças com muitas árvores agrava a poluição atmosférica, já que as plantas contribuem para a renovação do oxigênio do ar. A falta de áreas verdes também diminui as opções de lazer da população. Foi estabelecido internacionalmente que são necessários 16 m2 de área verde por habitante. Em São Paulo, por exemplo, existem apenas 4,5 m2 por habitante.

Perguntas interessantes