cite 10 jogos e brincadeiras populares e explique como são desenvolvidos
Soluções para a tarefa
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Cobra cega
Como jogar: coloque uma venda (pedaço de pano) nos olhos de uma das crianças e peça para as outras ficarem paradas em algum lugar do ambiente. Quando aquela que estiver “cega” trombar com alguém, terá que adivinhar quem é.
Esconde esconde
Como jogar: uma das crianças irá fechar os olhos e contar até 30 (mais ou menos) até que as outras se escodam. O objetivo é encontrá-las nos esconderijos.
Morto vivo
Como jogar: escolhe uma pessoa para ficar a frente de todas as outras e gritar “morto” e “vivo”. Sempre que alguém disser morto, abaixa e vivo, de pé. Para ficar ainda mais engraçado, a pessoa que fala pode fazer os movimentos iguais ou ao contrário, para confundir.
Estátua
Como jogar: você pode colar uma música ou encenar uma situação até que alguém fale “estátua” ou pare a música. É preciso ficar completamente imóvel, da maneira com que estava.
Adoleta
Como jogar: está é uma brincadeira de duplas, na qual as crianças batem nas mãos uma da outra, até o fim da música
Joquempo
Como jogar: seguindo a lógica aqui de cima, a dupla de crianças coloca as mãos para trás e juntas apontam para frente – pedra (mão fechada), papel (mão aberta) ou tesoura (mão fechada com dois dedos abertos).
Passa anel
Como jogar: coloque as crianças em círculo e uma delas esconde o anel entre as palmas das mãos (fechadas como se fosse rezar). Essa vai passar com a mão fechada entre a palma das mãos de uma outra criança e passar ou não o anel. Depois de fazer com todas ela pergunta com quem está o anel.
Amarelinha
Como jogar: desenhe no chão vários quadrados com números de 1 a 10. Alguns sozinhos e outros em pares, formando uma linha vertical. A primeira criança tem que jogar uma pedrinha no quadrado de número um para começar. Ela não poderá pisar neste. Os quadrados que estão sozinhos, pula-se de um pé só e aqueles que estão lado a lado, com um pé em cada quadrado.
Cabo de guerra
Como jogar: arrume uma corda bem grande, divida as crianças em duas equipes e estabeleça uma metade. Elas terão que tentar puxar a outra equipe para a sua metade.
Bambolê
Como jogar: compre ou faça você mesmo bambolês em casa (círculos com mangueiras mais resistentes) e tente “rebolar” com o banbolê na cintura. Há uma versão em que roda o bambolê em um dos pés, pulando com uma perna só
Como jogar: coloque uma venda (pedaço de pano) nos olhos de uma das crianças e peça para as outras ficarem paradas em algum lugar do ambiente. Quando aquela que estiver “cega” trombar com alguém, terá que adivinhar quem é.
Esconde esconde
Como jogar: uma das crianças irá fechar os olhos e contar até 30 (mais ou menos) até que as outras se escodam. O objetivo é encontrá-las nos esconderijos.
Morto vivo
Como jogar: escolhe uma pessoa para ficar a frente de todas as outras e gritar “morto” e “vivo”. Sempre que alguém disser morto, abaixa e vivo, de pé. Para ficar ainda mais engraçado, a pessoa que fala pode fazer os movimentos iguais ou ao contrário, para confundir.
Estátua
Como jogar: você pode colar uma música ou encenar uma situação até que alguém fale “estátua” ou pare a música. É preciso ficar completamente imóvel, da maneira com que estava.
Adoleta
Como jogar: está é uma brincadeira de duplas, na qual as crianças batem nas mãos uma da outra, até o fim da música
Joquempo
Como jogar: seguindo a lógica aqui de cima, a dupla de crianças coloca as mãos para trás e juntas apontam para frente – pedra (mão fechada), papel (mão aberta) ou tesoura (mão fechada com dois dedos abertos).
Passa anel
Como jogar: coloque as crianças em círculo e uma delas esconde o anel entre as palmas das mãos (fechadas como se fosse rezar). Essa vai passar com a mão fechada entre a palma das mãos de uma outra criança e passar ou não o anel. Depois de fazer com todas ela pergunta com quem está o anel.
Amarelinha
Como jogar: desenhe no chão vários quadrados com números de 1 a 10. Alguns sozinhos e outros em pares, formando uma linha vertical. A primeira criança tem que jogar uma pedrinha no quadrado de número um para começar. Ela não poderá pisar neste. Os quadrados que estão sozinhos, pula-se de um pé só e aqueles que estão lado a lado, com um pé em cada quadrado.
Cabo de guerra
Como jogar: arrume uma corda bem grande, divida as crianças em duas equipes e estabeleça uma metade. Elas terão que tentar puxar a outra equipe para a sua metade.
Bambolê
Como jogar: compre ou faça você mesmo bambolês em casa (círculos com mangueiras mais resistentes) e tente “rebolar” com o banbolê na cintura. Há uma versão em que roda o bambolê em um dos pés, pulando com uma perna só
wallace223:
obrigado
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Brincadeiras e jogos populares:
- Esconde-Esconde
- Jogo da Velha
- Cara ou Coroa
- Amarelinha
- Queimada
- Cabo de Guerra
- Bola de Gude
- Pedra, Papel e Tesoura ("Joquempô")
- Adoleta
- Batata Quente
Esconde-Esconde
- Um membro de um grupo é escolhido pelos demais para procurá-los.
- A pessoa escolhida tem que contar até 10, 20, 30, 40…
- Quando terminar de contar, ela grita “aí vou eu!”, para procurar os demais.
- Conforme a pessoa vai descobrindo as outras, ela a toca e a pessoa é eliminada.
Jogo da Velha
- O jogo é feito em um tabuleiro de 3 linha e 3 colunas.
- Duas pessoas participam do jogo, onde cada uma escolhe um elemento para preencher os espaços do tabuleiro, um “x” (xis) ou “O” (bola).
- Cada um tem uma vez de marcar o elemento nos espaços vazios.
- Se qualquer um dos jogadores conseguir uma sequência de 3 vezes “x” ou 3 vezes “O” em linha reta (na vertical, horizontal ou diagonal), ele será o ganhador.
Cara ou Coroa
- Esse jogo consiste em jogar uma moeda ao ar para decidir uma determinada situação, onde há duas opções, ou mesmo, por exemplo, em um jogo de futebol, que decide qual time iniciará a partida.
- A “cara” da moeda é uma face humana, e a “coroa” é o outro lado, a parte monetária, que contém o valor da moeda.
Amarelinha
- Os jogadores precisam de uma pedra ou tampa para jogar em cada casa do tabuleiro.
- Casas são enumeradas, quem começa, parte do número 1 até chegar ao céu.
- O jogador só pode pô um pé em cada casa, se o número for sequência de outro, pode pôr os dois.
- Quando chegar ao "céu", o jogador volta da mesma maneira jogando a pedrinha de casa em casa.
- O jogador perde a vez quando:
- Pisa nas linhas.
- Esquece de pegar a pedra.
- Pisa na casa que está a pedra.
- Não acerta a pedra na casa que deve ficar.
Queimada
- Esse jogo consiste em “queimar” o adversário.
- Há um campo dividido ao meio, em cada lado há uma equipe.
- Cada membro deve arremessar uma bola em algum membro adversário, caso o acerte, ele é eliminado.
- O arremessador não pode ultrapassar a linha que limita o campo, se acontecer, ele é automaticamente eliminado.
- A equipe que “queimar” todos os adversários, vence.
Cabo de Guerra
- Neste jogo, duas equipes puxam uma corda, cada uma pro seu lado, com toda a força.
- Há uma delimitação que separa as equipes, a que ultrapassar esse limite, a vitória é dada ao outro grupo que puxou mais forte.
- É possível também uma equipe levar vantagem e ganhar o jogo, por algum membro adversário escorregar ou desequilibrar.
Bola de Gude
De modo geral, esse jogo tem objetivo de uma pessoa ganhar as bolinhas ou obter pontos do adversário, com a intenção de uma bolinha bater na outra. Há várias forma de se jogar esse jogo, uma delas é pela modalidade “circulo”:
- Um círculo é feito no chão, na terra ou com um giz
- Uma quantidade de bolinhas é colocada dentro do círculo.
- Cada jogador tem de tirar a maior quantidade de bolinhas do círculo, essas passam a ser suas, caso a bola jogada fique dentro, é passada a vez.
Pedra, Papel e Tesoura ("Joquempô")
- A pedra: representa a mão fica fechada, que quebra a tesoura.
- O papel: a mão fica aberta, embrulha a pedra.
- A tesoura: são dois dedos esticados (dedos médio e indicador), que corta a folha.
- A dinâmica é feita com uma das mãos escondidas atrás do corpo, quando é dita a palavra “jo-quem-pô”, os participantes mostram as mãos, como uma tesoura, pedra ou papel.
- Caso saia elementos iguais com duas ou mais pessoas, tesoura e tesoura, por exemplo, o jogo é reiniciado, até sair um vencedor.
Adoleta
- Uma roda é feita com algumas pessoas.
- Cada pessoa põe a mão direita na esquerda da que está do lado.
- São dados tapas na mão do vizinho cantando “A-do-le-tá/ Le peti/ Le tomá/ Le café com chocolá/ A-do-le-tá”, onde cada sílaba representa uma tapa.
- Quem recebe o tapa ao final da cantiga, sai do jogo.
Batata Quente
- Um grupo faz uma roda com uma batata em mãos.
- Cada integrante passa a batata para o próximo, devagar ou rápido, conforme a canção.
- É preciso ter um membro que cante ou controle a música enquanto a batata é passada de mão em mão.
- Às vezes, a cantiga é pausada, neste momento, quem está com a batata, permanece com ela. Aquele do grupo que ficar com a batata ao final da canção, vai sendo eliminado.
Leia sobre o que são as brincadeira e jogos populares em:
https://brainly.com.br/tarefa/21278748
Anexos:
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