História, perguntado por maluzinhamartos, 11 meses atrás

Cite 10 diferenças entre as cidades Atenas e Esparta.

Soluções para a tarefa

Respondido por saracosts
10
Atenas, graças a sua localização geográfica perto do mar, desenvolveu um intenso comércio marítimo com colônias estabelecidas no Mar Mediterrâneo e na Ásia menor. Esse número desenvolvimento do comércio se deu pelo fato da região não possuir terras férteis que poderiam servir para o cultivo.

Enquanto Esparta, pelo contrário, possuía um território rico em terras férteis, o que facilitou a atividade agrícola para a autossuficiência, e dessa maneira, com o desenvolvimento da agricultura, não tiveram o interesse em ter um comércio forte.

Em relação as instituições políticas, podemos perceber uma sintonia entre as duas cidades, pois privilegiavam muito a aristocracia local. Mas as semelhanças terminam por ai, pois os feitos políticos também não foram os mesmos. Os atenienses foram sujeitos de uma série de reformas que acabaram desencadeando um governo democrático. Diferentemente, Esparta não realizou mudanças, e mantiveram uma Diarquia, um governo de dois reis, além da existência de assembleias.

Uma outra diferença muito marcante desses dois povos é o papel da mulher perante a sociedade. Em esparta a mulher era de suma importância para civilização, pois era ela a responsável por gerar indivíduos fortes para serem usados em combate, e estavam à frente das decisões domésticas e também participavam de assembleias politicas. Já em Atenas acreditavam que a mulher não deveria se “intrometer” no mundo masculino, não tendo contato nenhum com a politica.

Respondido por sdgn
8
Atenas era uma democracia, sendo cidadãos apenas os homens livres, maiores de idade e que fossem atenienses. ou seja, mulheres, escravos, estrangeiros e menores de idade não eram considerados cidadãos e não participavam da política. em esparta, eram cidadãos os descendentes dos dorios, os espartiadas. outra diferença era a forma de governo. enquanto em Atenas, quem governava era o senado, em esparta havia uma diarquia (era governada por dois reis: um militar e outro religioso). quem tomava as decisões, porém, não eram os reis, mas sim o Conselho dos ansiãos. uma característica de esparta é a sociedade militarista, onde os espartiadas, desde pequenos, eram treinados.
Perguntas interessantes