Ed. Física, perguntado por junkoki, 1 ano atrás

Cite 10 danças de salão, dizendo o país de origem e os principais movimentos da dança.​

Soluções para a tarefa

Respondido por jussaracili24
34

Resposta:

1. Maxixe

O maxixe, também conhecido como o tango brasileiro, foi criado na periferia do Rio de Janeiro, em meados de 1870. Essa dança, que deu origem ao samba de gafieira, é sensual e desenvolta, chegando até a ser proibida por ser considerada muito provocante para a época.

A principal diferença entre as duas danças é que, no maxixe, os passos são mais curtos e há muito mais jogo de cintura. Por ser muitas vezes rápido, esse é um estilo que sua a camisa e contribui para a vida fitness dos dançarinos.

2. Lindy Hop

De origem afro-americana, o lindy hop é dançado ao som do swing jazz e é, com certeza, uma das danças mais animadas que você já viu na vida. Embora seja relativamente recente no Brasil, o lindy já fez seu nome por aí desde os anos 20, quando habitantes da periferia de Nova Iorque se reuniam para dançar ao som das chamadas big bands da época.

O interessante dessa atividade é que ela não apenas promove o emagrecimento (provocado pelo intenso e ligeiro jogo de pernas), mas também favorece a saúde mental do seu praticante. Isso porque os passos são relaxados, divertidos, e apesar de terem uma marcação básica, não há restrições. Ou seja: há muito espaço para o improviso e a criatividade.

3. Mambo

O mambo é um estilo de dança de salão tipicamente latino, de origem cubana e com influências dos ritmos africanos e do jazz, criado nos anos 30. De coreografia rápida, essa é uma atividade que exige fôlego e força.

Além disso, o casal deve tomar uma posição mais afastada, de modo a ter equilíbrio na execução dos passos. A flexibilidade e a rapidez também são pontos-chave a serem desenvolvidos pelos dançarinos para que a dança seja bem executada.

4. Bachata

Criada na República Dominicana, nos anos 60, a bachata é dançada em ritmo mais lento e se distingue pelo acentuado movimento do quadril. Romântica e contagiante, essa dança permite que seu praticante seja capaz de controlar os membros inferiores como se não fizessem mais parte do próprio corpo.

Por ser sensual ao extremo e dançada bem de perto, a prática da bachata é capaz de potencializar a capacidade de sedução, melhorar a autoestima e permitir que o corpo se expresse com uma linguagem própria.

5. Paso Doble

Originado no século XVI, na Espanha, o paso doble é um dos ritmos mais representativos desse país. Isso porque a sua postura é tensa, bem marcada, forte e decidida, semelhante ao flamenco.

Esse ritmo intenso é dançado frente a frente, mas um pouco mais afastado que a maioria das outras danças de salão. Ele consiste em um passo por tempo, no qual o casal permanece paralelo e com as mãos unidas.

Os homens costumam ser mais abruptos, enquanto as mulheres movimentam levemente os quadris. Dentre os principais benefícios está o controle da ansiedade, e equilíbrio, mantidos pelo alto nível de concentração do(a) dançarino(a).

6. Quickstep

Como o próprio nome já diz, o estilo é marcado por passos rápidos e pequenos saltos, sendo classificado como um tipo de dança de salão clássica. Seu surgimento está intimamente ligado a dois gêneros musicais, o jazz e o ragtime, este último caracterizado pelas batidas intensas e vibrantes.

Embora o quickstep ainda seja comparado com a valsa, já que suas posições iniciais são muito parecidas, ele se diferencia porque combina movimentos circulares e lineares e, em grande parte da dança, os homens ficam com as pernas abertas.

7. Cha cha cha

A dança tem origem em Cuba e é derivada do mambo e da rumba tocados nas décadas de 40 e 50. O cha cha cha tem como principal característica o ritmo quaternário, ou seja, conta-se “2, 3, 4 e 1”, sendo o “4 e 1” marcados pelos dançarinos como “cha cha cha”.

A origem do nome vem de um dos passos da dança, chamado de “chassé”, pois o som que era emitido pelos pés dos bailarinos ao fazerem esse movimento parecia retumbar “cha cha cha” no ambiente. Hoje em dia, o ritmo (embora um pouco modificado) pode ser ouvido nas rádios por meio de grandes estrelas do pop, como Carlos Santana e Rick Martin.

8. Jive

Esse estilo de dança de salão se popularizou nos Estados Unidos na década de 30 e tem origem nas comunidades afro-americanas dessa época. Assim como no cha cha cha, ele tem um ritmo quaternário e é caracterizado por movimentos sincopados (efeito rítmico que desloca os acentos do tempo fraco ao forte de uma música) e passos rápidos e soltos.

O jive é um dos estilos de dança de salão mais conhecidos e populares, sendo um dos favoritos entre os dançarinos profissionais ao redor do mundo.

Como visto, a dança de salão engloba diversos estilos e, além de entreter, é uma ótima forma de exercitar o corpo, perder aqueles quilinhos extras e, até mesmo, combater a depressão.

Gostou de saber mais sobre os estilos de dança de salão que apresentamos? Então, aproveite e conheça mais sobre o street jazz, estilo que tem feito a cabeça de muita gente por aí, principalmente dos mais jovens.

Respondido por vchinchilla22
2

Exemplos de Danças de Salão

1) Rumba cubana: A rumba nasce das tradições musicais e dançantes que os africanos levaram para Cuba. Os dançarinos dançam ao ritmo da chave, produzindo padrões rítmicos com seus movimentos dos quadris e da pelve, que um dos tambores reproduz em sua percussão.

2) Chá-chá-chá: é uma dança de origem cubana, o padrão básico envolve o líder (geralmente o homem) dando um passo à frente com o pé esquerdo, mantendo algum peso no pé direito. A música para o cha-cha-chá de salão internacional é enérgica e com ritmo constante

3) Tango: é uma dança com origem entre Argentina e Uruguai; é muito apaixonada e sensual, o casal deve executar figuras, pausas e movimentos improvisados, sem se soltar.

4) Milonga: é um gênero musical folclórico típico da Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul. Uma forma de dançar ela é com um revés, ou seja,  substituindo um passo por uma mudança de peso, por exemplo: um passo à direita, um passo com a esquerda e voltar para a direita.

5) Maxixe: é um tipo de dança de salão de origem brasileiro, é dançada em casal a um ritmo rápido de 2/4, com os pés fixos no chão, e respondendo às marcações da música com requebros de cintura.

6) Mambo: é uma dança de origem cubana, dançado em pares, movendo uma perna estendida para frente ou para o lado, mantendo a outra flexionada, e seguindo o ritmo básico da música.

7) Quick step:se originou nos Estados Unidos; é um estilo otimista de dança de salão padrão. Começa com o dançarino dando um passo à frente com o pé direito. Em seguida, um passo rápido para a esquerda. O pé direito irá se juntar ao outro. Então dar um passo para trás e um passo para a esquerda novamente devagar.

8) Valsa: sua origem se remonta á Alemanha  tem um ritmo em contagens de 3 e uma assinatura de tempo de 3/4. Dança-se desenhando um quadrado no chão ou uma “caixa” com os pés.

9) Foxtrot: é originária dos Estados Unidos, nessa dança o homem deve liderar dando um passo lento para trás com o pé esquerdo, seguido de um passo lento para trás com o pé direito. Em seguida, dá um passo rápido para a direita e ligeiramente para trás antes de trazer rapidamente o pé direito para o pé esquerdo.

10) Paso Doble: é típica da Espanha. Seu ritmo básico é muito simples: um passo por vez e se deve permanecer o tempo todo com os corpos em paralelo e com as mãos esquerda e direita do homem e da mulher.

Entenda mais sobre as danças de salão em: https://brainly.com.br/tarefa/30266079

Anexos:
Perguntas interessantes