Circuitos e medidores
Em praticamente todas as aplicações práticas da Física nos deparamos com a necessidade de realizar medidas. No caso da eletricidade não é diferente. Para instalar ou fazer reparos em uma rede elétrica ou dispositivos eletrônicos, os eletricistas, técnicos ou engenheiros utilizam aparelhos que permitem medir a força eletromotriz (f.e.m.) e a intensidade de corrente elétrica fornecidas pela bateria. As representações normalmente utilizadas nesses medidores são:
Esses medidores elétricos devem ser ligados como no circuito
Soluções para a tarefa
Resposta:
Voltímetro em Paralelo e
Amperímetro em Série
Explicação:
Os medidores de f.e.m e da intensidade da corrente elétrica são o Voltímetro e o Amperímetro respectivamente.
O Voltímetro Ideal possui uma Resistência interna infinita, enquanto que o Amperímetro Ideal possui resistência interna nula.
Assim, o Voltímetro deve ser ligado em paralelo com o dispositivos em que vamos medir a f.e.m e o Amperímetro deve ser ligado em série com o mesmo.
Exemplo:
Seja determinar a d.d.p em uma lâmpada ligada a uma bateria ideal (com resistência interna nula).
Se o Voltímetro for ligado é série não haverá corrente elétrica no circuito, pois sua resistência interna é infinita e não deixa passar corrente elétrica.
Por outro lado, se um Amperímetro for ligado em Paralelo com a lâmpada haverá curto circuito, pois toda corrente desviará e passará pelo amperímetro devido sua resistência ser nula.
Veja a figura anexo.
Espero ter ajudado!