Física, perguntado por brendonbbb21, 5 meses atrás

Cinesiologia e biomecânica

Soluções para a tarefa

Respondido por JPY18
1

Resposta:

A Cinesiologia e a Biomecânica nos permitem analisar os movimentos articulares nos planos anatômicos, entender de que forma as estruturas do corpo respondem à aplicação cargas mecânicas e de que forma as forças atuam e modificam o movimento humano.

Respondido por fabiomask2p5vbst
2

Resposta:

LIVRO DA DISCIPLINA:

1) Caracterize e explique com detalhes as fases da marcha

1-Duplo apoio inicial: apoio dos dois pés no chão, no início da marcha;

2-Apoio simples: Apoio simples é o contato de apenas um pé no solo.

3-Duplo apoio terminal: Duplo apoio terminal ocorre no final do ciclo da marcha

4-Apoio: O apoio representa o período no qual o pé está em contato com a superfície.

5-Balanço: balanço refere-se ao tempo em que o pé está no ar para o avanço do membro.

• PESQUISAS EM OUTRAS FONTES:

Fase 1 - CONTATO INICIAL: Corresponde a 2% do ciclo da marcha. Contato do calcanhar com o solo. Tornozelo é estabilizado pelo TA e extensores longos dos dedos. Extensão do joelho é passiva. No quadril os grupos extensores  estão ativos para restringir o torque flexor presente.

Fase 2 – RESPOSTA A CARGA: Corresponde de 0 a 10% Ciclo da Marcha. Os músculos ativados são os riscos tibiais anteriores e os extensores dos dedos e o glúteo médio.

Fase 3 – APOIO MÉDIO – Corresponde de 10 a 30% do ciclo da marcha. Ativação muscular: Tríceps sural, quadríceps, tíbia, vastos.

Fase 4 – APOIO TERMINAL – 30-50% DO CM. Elevação do calcanhar e queda livre do corpo (principal componente da progressão). Tríceps sural estabilizam a tíbia em relação ao tornozelo. Tensão do gastrocnêmico destrava p joelho estendido e inicia a flexão.

Fase 5- PRÉ BALANÇO – 50-60% CM. Ocorre aumento da plantiflexão, maior flexão do joelho e perda da flexão do quadril. Ativação muscular limitada. O tríceps sural diminui a intensidade. O avanço da coxa devido a ação flexora do adutor longo.

Fase 6 – BALANÇO INICIAL – Corresponde a  60-73%  do ciclo da marcha.Flexão do quadril e redução da plantiflexão. Ativação muscular: Ilíaco, bíceps femoral tibial anterior e os extensores dos dedos.

Fase 7 -  BALANÇO MÉDIO – 70-85%  do CM. Flexão do quadril, extensão positiva do joelho e dorsiflexão. Ativação dos pré-tibiais e Ilíacos.

Fase 8 – BALANÇO TERMINAL – 85-100% do CM. Avanço membro ocorre com a desaceleração  do quadril e joelho, extensão do joelho e dorsiflexão. Ativação muscular intensa dos isquitibiais, vastos e pré-tibiais.  

2)Numa situação hipotética, em que seu aluno está com dificuldades no deambular, cite os métodos que poderão ser utilizados para avaliação da marcha humana.

ANDAR PARA FRENTE: Em piso plano. Avaliar Padrão locomotor básico

MUDANÇA DE DIREÇÃO: Para visualizar algum déficit possível na marcha.

SUBIR ESCADA OU TERRENO IRREGULAR: A fim de aumentar a demanda do aluno.

CORRIDA OU REALIZAÇÃO DO ESPORTE: Avaliar através das diferentes nuances e graus de dificuldades decorrentes.

3 -Considerando a situação hipotética da questão 02, elabore 03 (TRÊS) exercícios para cada fase mencionada acima, enfatizando o (re)aprendizado motor desse movimento, justificando sua escolha (você deverá detalhar o exercício, explicando o porquê da escolha de cada um):

1-Duplo apoio inicial:

Exercícios: 1- Na caminhada, a cada passo um apoio dos dois pés no chão. Porque o Tornozelo é estabilizado pelo TA e os extensores longos dos dedos permanecem ativados.

Exercícios: 2- num círculo no chão, um passo dentro e um fora do circulo plantando os dois pés ao final deste passo com olhos fechados para treinar equilíbrio.

Exercícios: 3- numa inclinação, plantar os dois pés e aguardar na posição 3 segundos antes do próximo passo. Para treinar equilíbrio.

2-Apoio simples: Apoio simples é o contato de apenas um pé no solo.

Exercícios: 1-Com um step simulando um degrau de 10cm, o aluno dá um passo em cima e permanece por tempo determinado com pé direito, para ser avaliado a postura do quadril e da pisada.

Exercícios: 2- Com um step simulando um degrau de 10cm, o aluno dá um passo em cima e permanece por tempo determinado com pé esquerdo, para ser avaliado a postura do quadril e da pisada.

Exercícios: 3-um passo a frente e para com um o pés direito e um passo atrás com o esquerdo. 5 segundos de isometria para cada pé.

Explicação:

Este foi o meu mapa de Cinesiologia e Biomecânia.

Espero ter ajudado a quem precisa,

Perguntas interessantes