cinco ponto de atrito para um acordo comercial entre xistem e trump
Soluções para a tarefa
Resposta:
Das reclamações do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre o déficit comercial às preocupações do presidente chinês, Xi Jinping, sobre os esforços dos EUA para conter a ascensão da China, muitas coisas separam os líderes das duas maiores economias do mundo.
No entanto, deixando de lado as discussões gerais, cinco pontos de atrito são mencionados pelos diplomatas, executivos e negociadores comerciais que procuram acabar com a guerra comercial entre Washington e Pequim.
O problema é que a resolução de qualquer um deles exigiria que a China repensasse um modelo de desenvolvimento que tornou o país rico e manteve o Partido Comunista no poder muito tempo após a Guerra Fria.
Explicação:
Os EUA argumentam que os requisitos chineses para que empresas estrangeiras entrem em joint ventures em diversos setores, como o automotivo e o aeroespacial, representam na realidade uma obrigação de compartilhar tecnologia patenteada com empresas locais.
O governo Trump citou tais preocupações em relação à propriedade intelectual ao mesmo tempo em que propunha tarifas sobre cerca de US$ 250 bilhões em produtos chineses usando a Seção 301 da Lei de Comércio de 1974.
A China nega forçar empresas a transferir tecnologia e argumenta que as cláusulas relativas às joint venture são essenciais para fechar a lacuna industrial do país com o Ocidente.