Biologia, perguntado por deizianesilva43, 8 meses atrás

cinco doenças causadas por bactérias e seu tratamento e prevenção​

Soluções para a tarefa

Respondido por alecarvalhosantos
0

Resposta:

TUBERCULOSE

A tuberculose é uma das doenças causadas por bactérias que mais caem em provas. A responsável pela enfermidade é a chamada bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). Em geral, este micro-organismo ataca os pulmões, causando tosse persistente (por meses e até anos, quando não tratada). Outros sintomas são: perda de peso, cansaço, febre e, em casos mais graves, tosse com eliminação de sangue.

Hoje, a tuberculose é uma doença tratável com antibióticos que são administrados durante um longo período. A principal prevenção é a vacina BCG, aplicada no primeiro dia de vida (aquela que deixa uma marquinha em seu braço).

HANSENÍASE

A hanseníase, mais comumente conhecida como lepra, é uma das doenças causadas por uma bactérias e o micro-organismo agente é o bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae). Transmitida por meio de contato direto, causa lesões na pele que atingem também o sistema nervoso, fazendo com que a pessoa perca a sensibilidade na região afetada (ao tato, dor e temperatura).

Quando não tratada ou identificada, a pessoa com lepra pode ferir as partes lesadas e não sentir, o que pode ser bastante grave, levando à perda de tecido e até membros. Não há vacinação contra a lepra, a principal prevenção é o tratamento dos doentes para evitar mais contágios.

COQUELUCHE

A coqueluche, popularmente conhecida como tosse comprida, é uma doença causada pela bactéria Bordetella pertussis. O principal sintoma é a tosse seca persistente (que pode durar meses). É transmitida através do ar com gotículas de saliva contaminada expelida pelo doente. O tratamento é feito com antibióticos e a medida preventiva ideal é a vacinação.

TÉTANO

O tétano é uma das doenças causadas por bactérias, em especial pela micro-organismo Clostridium tetani. Esta bactéria é anaeróbica obrigatória e vive em microambientes desprovidos de oxigênio, como entre partículas de ferrugem. Por isso, a contaminação se dá por ferimentos profundos na pele ou através do cordão umbilical dos recém-nascidos quando o corte é feito por instrumentos não esterilizados.

Os sintomas iniciais são dor de cabeça e febre. Posteriormente, o doente passa a ter contrações musculares involuntárias, rigidez na nuca e na mandíbula.

Quando não tratado, o tétano pode atingir também a musculatura involuntária, levando à morte por asfixia. O tratamento é feito através de soro antitetânico em caso de ferimento suspeito (que inviabiliza a toxina produzida pela bactéria) e a prevenção é feita por meio da vacinação.

MENINGITE MENINGOCÓCICA

Meningite é um nome comum para inflamação das meninges (membranas que envolvem e protegem o sistema nervoso central). A meningite mais perigosa é a causada pela bactéria conhecida como meningococo. Inicialmente, ela causa febre alta, vômitos e rigidez dos músculos da nuca. Talvez você lembre de alguma ocasião em que o seu pediatra, ao te examinar, empurrou sua cabeça para que você encostasse o queixo no peito. Isso porque uma pessoa com meningite não consegue fazer esse movimento

ESPERO TER TE AJUDADO:)

Perguntas interessantes