cinco (5) exemplos de condições inseguras que existem ou podem vir a existir no laboratório de química de uma empresa qualquer. Na sequência, para cada uma destas condições, discorra sobre medidas prevencionistas que podem ser implementadas para corrigi-las e/ou eliminá-las.
Soluções para a tarefa
1 - Executar um experimento sozinho.
Em caso de acidente, pode haver dificuldade em obter ajuda, então, os experimentos perigosos não devem ser executados fora do horário de trabalho, informar aos os colegas quando der início a um experimento de risco.
2 – Acidente causado por uso indevido de agente químico.
A grande maioria dos agentes de laboratório é tóxica. É importante que se conheçam bem todos agentes químicos armazenados e utilizados na empresa.
3 – Substâncias Tóxicas na Pele.
Pode ser causada por rotulagem inadequada e/ou falta de treinamento do funcionário, que pode ser resolvido com campanhas de treinamento apropriado, equipamentos com manutenção regular, rotulagem correta e acesso a informações adequadas.
4 – Incêndios.
Um laboratório químico é repleto de agentes químicos inflamáveis e incêndios podem ser prevenidos com capacitação adequada dos funcionários um bom sistema anti-incêndio e caso ainda assim ocorra o acidente, um sistema eficiente de contenção já que muitos agentes químicos são extremamente tóxicos mesmo sem entrar em combustão.
5 – Contaminação por Material Biológico
Todo material contaminado por vírus, microrganismos, qualquer organismo geneticamente modificado ou derivado biológico que ofereça risco à saúde deverá ser autoclavado (pelo tempo adequado) ou tratado com solução de hipoclorito ou lisofórmio antes do descarte.