Cientistas produzem primeiro hambúrguer de laboratório
O primeiro hambúrguer totalmente cultivado em laboratório foi preparado e degustado durante uma entrevista coletiva em Londres. Cientistas transformaram células-tronco de uma vaca em fibras musculares esqueléticas, em quantidade suficiente para preparar um hambúrguer de 140 gramas. Os pesquisadores disseram que a tecnologia poderia ser uma forma ecologicamente sustentável de atender à demanda crescente por carne no planeta, pois sua produção gasta 45% menos energia, emite 96% menos gás metano e gasta 99% menos hectares de terra para a mesma quantidade de carne convencional. (Adaptado de O Globo, 06/08/2013).
Nomeie as duas proteínas mais abundantes das fibras musculares, responsáveis por sua contração. Explique, ainda, a relação entre a expansão mundial dos rebanhos de bovinos e o aumento do efeito estufa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
as duas proteínas mais abundantes das fibras musculares são a Actina e miosina.Durante o procedimento de remastigação, bactérias que vivem em simbiose no rúmen dos bovinos fornecem gás metano a partir da fermentação, contribuindo para o chamado efeito estufa.
Respondido por
12
Olá! As proteínas musculares responsáveis pela contração do músculo são a actina e miosina, que acabam deslizando uma sobre a outra e promovendo o encurtamento da unidade muscular, o que produz a contração.
Com relação ao efeito estufa, podemos ver pelo lado de que esses rebanhos acabam por ocupar o lugar de matas e florestas que poderiam atuar no sequestro de CO2, que é o principal responsável pelo agravamento do efeito estufa.
Há também quem diga que o gás metano, CH4, produzido na digestão do alimento e liberado nos flatos do gado também é um gás de importante papel nesse agravemento, o que piora a situação.
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás