Cientistas japoneses anunciaram nesta quinta-feira (10) a descoberta de uma bactéria capaz de decompor completamente o polietileno tereftalato – o plástico do qual são feitas as garrafas PET. A bactéria, batizada de Ideonella sakaiensis, se alimenta quase exclusivamente de PET, o qual é composto por uma estrutura molecular de carbono altamente estável, que, quando atacada pela bactéria, se rompe em componentes menores, que podem ser incorporados ao ambiente sem problemas.
Disponível em: globo.Acesso em: 10 mar. 2018. (adaptado)
A bactéria descrita no texto produz moléculas biológicas que promovem reações químicas, cuja função específica é degradar o PET. Trata-se dos(as)
A aminoácidos. B ácidos graxos. C enzimas.
D polissacarídios. E vitaminas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
C enzimas.
As enzimas que existem nos componentes estruturais das bactérias permitem que haja a degradação do polietileno tereftalato – o plástico do qual são feitas as garrafas PET.
Diante disso, trata-se de uma descoberta sustentável que permite a corroboração das práticas de reciclagem, resultando em ações sustentáveis, sobretudo para a redução do lixo e impactos ambientais, de uma forma geral.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás