Cientistas estão desenvolvendo sistema que extrai água do ar
Aparato criado por pesquisadores de instituições na Coreia do Sul e nos Estados Unidos funciona até em regiões onde a umidade do ar é extremamente baixa
Desde 2017, cientistas vêm desenvolvendo um sistema capaz de extrair água potável diretamente do ar, usando o calor do Sol ou outras fontes de energia – e agora mais um passo foi dado rumo a esse feito. O grupo, composto por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade de Utah, ambas nos Estados Unidos, e do Instituto Coreano de Ciência e Tecnologia, na Coreia do Sul, compartilharam as novidades [...] no periódico Joule.
A ideia dos estudiosos é criar um sistema que funcione até em regiões notavelmente secas, tornando-se uma fonte prática de água para áreas remotas com acesso limitado a água e eletricidade. A primeira versão do aparato teve relativo sucesso, mas ainda precisava ser aprimorada para se tornar menos custosa.
Como explicam os pesquisadores, o sistema aproveita a diferença de temperatura dentro do dispositivo para permitir que um material adsorvente (capaz de coletar líquido em sua superfície) retire a umidade do ar à noite e a libere no dia seguinte. Isso funciona porque, quando o material é aquecido pela luz solar, a diferença de temperatura entre a parte superior aquecida e a parte inferior sombreada faz com que a água se libere do adsorvente e seja consensada em um reservatório.
Qual é a informação principal desse texto?
A diferença de temperatura entre o ar dentro e fora do dispositivo.
A utilização do aparelho pode ser uma fonte prática de acesso à água.
Cientistas têm a ideia de criar um aparelho que funcione até em regiões secas.
Cientistas têm desenvolvido um aparelho capaz de extrair água da umidade do ar.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Cientistas têm desenvolvido um aparelho capaz de extrair água da umidade do ar.
Explicação:
Fiz a prova.
Perguntas interessantes