Cientistas dão o primeiro passo para mostrar que o cultivo de plantas na Lua é possível
É fascinante pensarmos que em um futuro próximo pode haver seres humanos habitando estações de pesquisa em Marte ou na Lua. Mas para que isso seja possível há muitas dificuldades a serem superadas e uma das principais é: o que essas pessoas vão comer? A solução ideal seria que os astronautas cultivassem seu próprio alimento nesses locais. Mas será que as plantas crescem, por exemplo, no solo lunar?
Cientistas ficaram com essa pulga atrás da orelha por décadas. Havia dúvidas porque o solo lunar é muito diferente do solo terrestre. Mas pesquisas de uma universidade da Florida, nos Estados Unidos, acabam de mostrar que, sim, plantas podem crescer no solo da Lua!
Uma descoberta assim tão importante foi feita através de um experimento muito simples, bem parecido com aquele de plantar feijões em um potinho com algodão. A parte mais difícil para os cientistas foi conseguir um punhado de solo lunar, pois as missões enviadas à Lua trouxeram uma quantidade bem limitada deste material. [...] Os pesquisadores tiveram que ser bem econômicos e dividiram essa porção em tubinhos muito pequenos, onde adicionaram água, nutrientes e, em seguida, algumas sementes de uma plantinha chamada Arabdopsis, da família das couves.
Para a surpresa dos cientistas, todas as sementes plantadas brotaram! Porém, as plantas em solo lunar cresceram menos e mais lentamente do que outras plantadas em amostras de solo terrestre. Nada que não se resolva com um pouco mais de pesquisas. Aí sim, a salada dos futuros exploradores da Lua estará garantida!
Nesse texto, o trecho “Para a surpresa dos cientistas,...” (4º parágrafo) foi utilizado para
demonstrar uma dúvida do autor.
evitar a exposição da opinião do autor.
indicar uma exemplificação de fatos.
mostrar uma sequência de acontecimentos
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Mostrar uma sequência de acontecimentos
Explicação:
Eu não tenho certeza se essa é a resposta certa, mas é a que mais faz sentido
Perguntas interessantes