Biologia, perguntado por Pandoraalvez, 1 ano atrás

Cientistas da área de Biologia Sistêmica hipotetizam que o ciclo celular é um processo de autorregulação positiva, ou seja, um processo que ao término de todas as fases, volta novamente ao seu ponto de partida e se repete continuamente. Mas há limitações nesta hipótese, pois, sabe-se que as células podem entrar em um estado que quiescência e não proceder com o ciclo celular. Este quadro é mais frequente quando as células se encontram sobre a privação de nutrientes. Neste sentido o ciclo celular é regulado:  
I. Quando uma célula sai da fase G0 da interfase e apresenta a quantidade de moléculas de DNA reduzida pela metade.
II. Se a célula não estiver em processo de divisão, as células estarão em G0 que pode representar um estado de dormência/quiescência.
III. A divisão celular é um processo que sempre dá origem a duas células geneticamente iguais, o controle do ciclo celular por proteínas reguladoras como as ciclinas garantem esta clonalidade.
IV. Na anáfase da meiose I, se não ocorrer a separação correta dos cromossomos homólogos, os mecanismos de reparo de DNA são acionados, daí as células podem entrar na fase G2 da interfase novamente, ou em G0, como estratégia de sobrevivência frente a ocorrência de erros na divisão, posto que o ciclo celular é altamente regulado para que não haja erros.
V. As células germinativas sofrem apenas mitose.

A alternativa CORRETA é:

Escolha uma:

a. I e III.

b. I, IV e V.

c. II, III e IV.

d. II e III.

e. II, somente.

Soluções para a tarefa

Respondido por GiovanaCalgaro
2

Resposta:

Resposta correta C .

Explicação:

C. II, III e IV.


Pandoraalvez: obrigada
Respondido por isamrqsbb
0

Resposta:

A resposta correta é: II, somente.

Explicação:

A fase S é conhecida como a fase de síntese do DNA, pois uma vez que a célula mãe irá gerar duas células filhas, a quantidade de DNA deve ser duplicada. A fase G0 é um complemento da fase G1, a células não estão se dividindo nem se preparando para divisão. A ocorrência de erros nas separaçãos dos cromossomos ou cromátides durante a anáfase não ativa sistema de reparo, tampouco aciona a fase G2. A fase G0 sempre precede a fase G1, independente de erros de separação dos cromossomos.  

Perguntas interessantes