Ciente que o iluminismo foi um movimento intelectual / cultural surgido na França do século XVIII que criticava as instituições sociais e políticas da sociedade do Antigo Regime e defendendo o uso da razão na aplicação das leis, a Liberdade Econômica e o antropocentrismo, explique de que forma suas teorias entrariam em confronto com o absolutismo monárquico e o poder da Igreja Católica
Soluções para a tarefa
O Iluminismo defendia, na política, a divisão dos poderes políticos em três mecanismos independentes, assim como o fim dos privilégios da nobreza e o fim da hereditariedade no governo. Todos estes princípios, se postos em prática, limitariam os poderes absolutos do Rei, impediriam a formação de dinastia e acabariam com o modelo social vigente.
Defendiam também que a compreensão do mundo natural deveria se dar não a partir da fé e dos dogmas religiosos, mas a partir da experimentação e da observação do mundo natural, assim como a separação entre Estado e Igreja. Isto, claro, reduziria o poder político das igrejas, sendo o iluminismo resistido pelos nobres e pelo clero.
O século XVIII é a época de mudanças e se configura como o Século das Luzes por conta da valorização da razão e da ciência.
O Iluminismo deu-se em um cenário de declínio das concepções medievais e da Igreja Católica e se sustentou através da nação de progresso e esclarecimento.
Com o lema da Revolução Francesa: "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", o Iluminismo foi o período de valorizar a liberdade individual do povo, a isonomia entre os indivíduos e a solidariedade entre as pessoas em seu coletivo.
Há, assim, a transposição entre o teocentrismo, ou seja, Deus no centro do mundo para o antropocentrismo, o homem no centro de tudo.
Essa mudança possibilitou que a ciência fosse ascendida, pois o conhecimento científico parte do homem e do que ele pode conhecer e manifestar no mundo. Por isso, a religião cede lugar à razão humana.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/2510488