CIENCIAS (PRA AGORA)
Vamos pesquisar as doenças sarampo, difteria, tétano, poliomielite, hepatite, rubéola, tuberculose e febre amarela
APENAS RESUMIR CADA UMA (nao precisa de sintomas nem nada)
Soluções para a tarefa
Resposta:
sarampo: O sarampo é uma doença infecciosa causada por um vírus de RNA pertencente ao gênero Morbillivirus, da família Paramyxovirida. Essa doença é grave e pode até mesmo causar a morte do indivíduo, sendo considerada uma das principais causas de mortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade, em especial em países mais pobres. A seguir conheceremos alguns aspectos importantes dessa doença, tais como transmissão, sintomas, complicações e tratamento.
difteria: A difteria é uma doença causada pela bactéria Corynebacterium diphtheriae, que, em muitos casos, surge de forma silenciosa dificultando o tratamento. Sua semelhança com outras doenças, como o resfriado, dificultam também o diagnóstico, implicando em um sinal de alerta para prevenção, que deve ser realizada através da vacinação. Entenda agora porque você precisa saber mais sobre essa doença, qual a importância da imunização e quais os meios de tratá-la da maneira correta.
tétano: É uma doença infecciosa grave, não contagiosa, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium tetani. Essa bactéria é encontrada nas fezes de animais e de seres humanos, na terra, nas plantas, em objetos e pode contaminar as pessoas que tenham lesões na pele (feridas, arranhaduras, cortes, mordidas de animais etc.), pelas quais o microrganismo possa penetrar, provocando o tétano acidental.
poliomielite: A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.
hepatite: A hepatite é uma inflamação do fígado e pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Diagnosticar a hepatite precocemente é a melhor forma de obter maiores chances de eficácia com o tratamento.
rubéola: A rubéola é uma doença aguda, de alta contagiosidade, que é transmitida pelo vírus do gênero Rubivirus, da família Togaviridae. A doença também é conhecida como “Sarampo Alemão”.
No campo das doenças infecto-contagiosas, a importância epidemiológica da Rubéola está representada pela ocorrência da Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) que atinge o feto ou o recém-nascido cujas mães se infectaram durante a gestação.
A infecção por rubéola na gravidez acarreta inúmeras complicações para a mãe, como aborto e natimorto (feto expulso morto) e para os recém-nascidos, como malformações congênitas (surdez, malformações cardíacas, lesões oculares e outras).
tuberculose: A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.
febre amarela: A Febre Amarela (FA) é uma doença infecciosa viral febril aguda que pode ser transmitida pela picada de mosquitos infectados com o arbovírus amarílico, da família Flaviviridae, a mesma do vírus da dengue. O arbovírus é transmitido pelos mosquitos pertencentes às espécies Aedes e Haemogogus sendo assim, não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A FA possui grande importância nos estudos sobre surtos de doenças, por causa da sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes Aegypti. As diferentes espécies de mosquitos vivem em habitats diferentes, alguns ficam em torno das casas (domésticos) bem como na selva (selvagens) e alguns em ambos os habitats (semi-domésticos)