ciencias mountain bike e a escalada podem ser praticados como forma dedecreacao ou, em niveis mais elevados, como desporto competitivo. algumas atividades comerciais utilizam as tecnicas de mountain bike e da escalada no seu cotidiano,em atividades essas praticas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Também conhecido como ciclismo de montanha, o mountain bike tem como objetivo transpor percursos irregulares e obstáculos em estradas de terra, trilhas de fazenda, trilhas em montanhas e até na cidade. É um esporte que envolve resistência, destreza e auto-suficiência.
O mountain bike (mountain biking ou MTB) surgiu na década de 50, quando um grupo de ciclistas e alguns surfistas começaram a frequentar as trilhas das montanhas da Califórnia, nos Estados Unidos, em busca de desafios diferentes e atividades para os dias sem ondas. As trilhas e estradas de terra logo conquistaram o grupo de jovens. Como ainda não existiam bicicletas apropriadas para descerem morro abaixo, eles adaptaram as bikes cruisers acrescentando componentes, como câmbio, pneus maiores e freios mais eficientes, para iniciarem esse novo esporte.
Um divisor de águas no esporte foi a criação da Mountain Biker, primeira empresa a produzir bicicletas especiais. As bicicletas eram fabricadas no Japão e o sucesso de vendas foi mundial.
No Brasil o esporte surgiu nos anos 80, quando foram realizados os primeiros campeonatos. Hoje, muitas disputas acontecem pelo país, com um nível técnico cada vez melhor. O mountain bike é um esporte praticado em quase todas as regiões do mundo. O esporte se espalhou rápido, talvez pelo fato de aproximar as pessoas com a natureza, além do prazer e da adrenalina.
Não faltam locais para praticar no Brasil, com opções para todos os gostos. O praticante deve estar atento ao seu nível e procurar o local que mais se adapte. O estado de Minas Gerais é considerado a capital nacional do esporte.
Como é comum a prática do esporte em locais isolados, o aspecto de auto-suficiência é importante para que o ciclista consiga realizar pequenos reparos na bicicleta. Por isso, o praticante precisa sempre carregar alguns itens de segurança. Além disso, é importante sempre levar água (mochila com depósito ou cantil encaixado na bicicleta, com água ou mistura isotônica).
Por ter grande exigência física, é necessário caprichar nos cuidados nutricionais. É recomendável sempre levar alimentos como barras de cereal, frutas ou algo igualmente rico em carboidratos e fácil de carregar. Para se ter idéia, o gasto calórico de uma atleta de mountain bike pode chegar a 6000 calorias por dia. Essas calorias devem ser preenchidas, em sua maioria, por carboidratos, que representam a maior fonte energética durante a atividade esportiva.
Uma ótima forma de iniciar no exporte é através dos clubes e associações existentes, que organizam passeios e competições. Além disso, para os iniciantes, vale a pena procurar pessoas experientes para pegar algumas dicas. Eles já sabem quais são as principais dificuldades e podem dar orientações úteis.