História, perguntado por kemillyborges5, 5 meses atrás

Ciências humanas

Leia o texto abaixo.

[...] O Espírito das Leis, de 1748. Nesta obra Montesquieu defende um sistema de governo constitucional, a separação dos poderes, a preservação das liberdades civis, manutenção da lei e o fim da escravidão. Apresentou ainda a ideia de que as instituições políticas representam aspectos geográficos e sociais de cada comunidade, um conceito inovador para a época. [...]

MACIEL, Willyans. Montesquieu. In: InfoEscola. Disponível em: . Acesso em: 3 ago. 2018. Fragmento.

De acordo com esse texto, a divisão dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário foi resultado de

O culturas feudais.

O ideias iluministas.

O instituições absolutistas.

O organizações militares.

O pensamentos religiosos.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por juliavitoriajuoxxf0w
30

Resposta:

C) instituições absolutistas.

Explicação:

Em sua teoria constitucional, Montesquieu definiu três principais formas de governo: republicano, monárquico e despótico. Governos republicanos poderiam variar de acordo com a extensão dos direitos de seus cidadãos, sendo dois os tipos mais característicos, as republicas democráticas, nas quais cidadania é mais ampla, e as republicas aristocráticas, nas quais a cidadania é restringida em algum medida. Em diferentes épocas, regiões e estruturas sociais, as republicas variam entre estes dois polos. Os regimes monárquicos por outro lado são, como o nome estabelece, regidas por um monarca. Se existe um conjunto de leis que restringe a autoridade do governante, o regime é considerado uma monarquia.

Respondido por yohannab26
0

A tripartição do poder surgiu através das ideias iluministas.

 O Barão de Montesquieu, ou mais conhecido como Montesquieu, foi uma dos principais ativistas iluminista e responsável por idealizar a tripartição dos governos do Estado. Ele defendia o interesse humano diante a coletividade.

Ele defendia assiduamente novos ideais político e o fim do governo absolutista. Segundo Montesquieu, um poder despótico ( aquele concentrado absolutamente na mão de uma tirano) era uma absurdo e um desrespeito com as direitos e deveres do cidadão.

  Ele compactuava com os ideais liberalistas, onde pudesse existir leias que regem as ações do estado perante nós e nossas ações.

A formulação e separação estatal em três esferas tinha como objetivo um poder não sobrepor o outro, dessa forma, nenhum poder se contemplaria e um verificava as atitudes do outro para ver a Constituição sendo cumprida.  

Para mais informações acesse nosso acervo de respostas:

Tudo sobre absolutismo: brainly.com.br/tarefa/6213308

Anexos:
Perguntas interessantes