(ciencias)
3) Descreva sobre os métodos contraceptivos de barreira com suas vantagens e
desvantagens: preservativos (masculino e feminino) e diafragma.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Preservativo masculino : popularmente conhecido como camisinha, é um contraceptivo usado no pênis, para coletar a esperma, impedindo-o de entrar no corpo da mulher. A camisinha é descartável e o material do preservativo é composto por látex ou poliuretano. Além de prevenir uma gravidez indesejada, previne também contra doenças sexualmente transmissíveis (DST).
Se não usada corretamente pode rasgar ou sair durante a relação sexual.
Protege contra DTS e AIDS. Pode causar reação alérgica ao látex.
Pode ser utilizada somente no momento da relação sexual. Diminui a sensibilidade.
Preservativo feminino : conhecido também como “camisinha feminina” é um contraceptivo inserido na vagina antes da penetração do pênis, para impedir a entrada do esperma no útero. O preservativo é pré-lubrificado com silicone, porém, outros lubrificantes, à base de água ou óleo, podem ser usados, para melhorar o desconforto e o ruído que o preservativo feminino pode causar. Esse método contraceptivo também reduz o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis (DST).
Exige prática para utilizar de forma confortávelMenos eficaz que a camisinha masculinaPode causar irritação ou reações alérgicas.
OUTROS MÉTODOS DE BARREIRA
Diafragma : é um contraceptivo composto por uma membrana de silicone, em forma de cúpula, básico por um anel flexível. Existem diafragmas de vários tamanhos, podendo variar entre 50 mm a 105 mm. O diafragma é inserido na vagina antes da relação sexual, impedindo a entrada do esperma no útero. É recomendável que o diafragma seja usado junto a um creme ou geleia espermicida, para oferecer maior lubrificação e também para aumentar a eficácia contraceptiva. O diafragma deve permanecer no lugar durante seis a oito horas depois do coito para evitar a gravidez, mas deve ser derivado de 24 horas
Pode causar efeitos colaterais.
Pode causar alterações no ciclo menstrual.
Não protege contra DTS e AIDS