CIÊNCIAS
1. Qual a relação entre a degradação ambiental e à chance de eclosão de um
novo surto epidêmico?
2. Podemos aprender algo com a pandemia? Exemplifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
menu
VEJA
Assine por somente R$ 2,50/semana
Impacto Por Jennifer Ann Thomas Respirou, causou. Toda e qualquer ação transforma o mundo ao nosso redor.
Ciência
Dia do Meio Ambiente: pandemia reforçou necessidade de proteger a natureza
Desde o início da epidemia de coronavírus, pesquisadores estudam como o Sars-Cov-2 infectou os humanos. A principal suspeita indica que ele teria sido transmitido de um morcego a um pangolim antes de infectar pessoas. Cerca de 75% das doenças infecciosas emergentes são zooneses, aquelas que passam de outros animais vertebrados para seres humanos. Além da Covid-19, ebola, zika, malária, cólera, HIV, entre outros, são alguns exemplos que tiveram origem em animais. Quanto maior a degradação ambiental ao redor de uma comunidade, maior a vulnerabilidade a microorganismos patógenos e à chance de eclosão de um novo surto epidêmico.
No dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia de coronavírus. Com a mudança na forma de classificar a Covid-19, a instituição reconheceu que a doença se disseminou amplamente pelo mundo e com transmissão sustentada de pessoa para pessoa. Desde então, os esforços de diversos países se voltaram para conter o agravo da contaminação. No mundo, são mais de 6 milhões de casos confirmados e quase 400.000 mortes. No Brasil, são mais de 600.000 casos confirmados e mais de 34.000 mortes.
Em uma coletiva de imprensa virtual nesta sexta-feira, 5, para o lançamento de uma campanha do movimento Fridays For Future, formado por ativistas climáticos, para arrecadar 1 milhão de reais para as comunidades indígenas na Amazônia no combate ao coronavírus, a sueca Greta Thunberg falou sobre a pandemia. “Estamos enfrentando uma tragédia global. Mesmo que todos sejam atingidos pela crise, não seremos afetados da mesma maneira e alguns vão sofrer mais do que outros”, afirmou.
Saiba logo no início da manhã as notícias mais importantes sobre a pandemia do coronavirus e seus desdobramentos. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Um estudo de 2019 publicado no período científico PNAS, conduzido por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, mostrou que o aumento de 10% no desmatamento da Amazônia brasileira levaria a um acréscimo de 3.3% nos casos de malária, o que pode representar a contaminação de 7,4 milhões de pessoas, dentro de um contexto global. Os pesquisadores também identificaram uma tendência no caminho contrário: a cada aumento de 1% na incidência de malária, a redução de áreas desmatadas representava uma queda de 1,4%.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) atribuiu o surto de coronavírus à degradação ambiental. Em um relatório divulgado em 2016, a agência da ONU afirmou que “O século 20 foi um período de mudanças ecológicas sem precedentes, com dramáticas reduções em ecossistemas naturais e biodiversidade. (…) Nunca antes existiram tantas oportunidades para que patógenos fossem transmitidos de animais selvagens e domesticados através do ambiente biofísico para afetar pessoas e causar zoonoses”.
Explicação:
expliquei tudoooo logo acima
espero ter te ajudado ; )
Resposta:
https://brainly.com.br/tarefa/37681915#:~:text=menu,e%20causar%20zoonoses%E2%80%9D.
Explicação: