Ciência explica ligação de amor dos cães com seus tutores
Pesquisadores dos EUA, por meio de exames de ressonância magnética feitos no cérebro de cachorros, afirmam que o olfato é responsável pelo afeto desses pets com seus donos. Cientistas do Japão, por sua vez, garantem que a visão é que estabelece o vínculo amoroso, semelhante à relação da mãe com o bebê, quando trocam olhares
Geralmente brincalhões e amorosos, os cães criados com amor por seus tutores são, de fato, os melhores amigos dos seres humanos. E essa relação de afeto tem explicação científica, conforme atestam pesquisadores dos Estados Unidos e do Japão.
Segundo uma recente pesquisa da Emory University (EUA), os pets amam seus donos e os veem como alguém da família. Para chegar a essa análise, cientistas da instituição realizaram exames de ressonância magnética no cérebro de alguns cachorros e concluiu que o olfato é o responsável por identificar essa reciprocidade na atividade cerebral.
Esses exames mostraram que os cachorros conseguem diferenciar odores e reconhecem, imediatamente, seus donos e outros animais familiares pelo cheiro. “Quando o odor característico do tutor se aproxima, o cérebro do pet é acionado e a sensação de felicidade e recompensa é ativada”, explica o médico veterinário brasileiro Cleiton Rupolo.
“Esse é um amor indiscutível, mas a grande curiosidade das pessoas é saber como seus animais de estimação percebem essa relação”, acrescenta o especialista.
Ele também ressalta que esse sentimento de recompensa não é estimulado por nenhum outro perfume. “Muitos pensam que os cães amam seus donos pela comida ou pelos agrados que recebem, mas essa relação vai muito além disso. Os animais sentem amor por seus donos pelo simples fato de ficarem próximos, juntos, unidos”, diz Rupolo.
O médico veterinário explica que, por isso, a alegria nos cães é bem nítida quando, por exemplo, o tutor retorna para casa depois de uma viagem. “As atividades cerebrais pesquisadas durante esses momentos são muito semelhantes às que nós sentimos quando reencontramos alguém que amamos”, explica.
O texto tem um "lide" composto por várias perguntas: o quê? Quem? Quando? Onde? Como? Porquê? Diante disso, observe os excertos a seguir e assinale a correta: “Segundo uma recente pesquisa da Emory University (EUA)”, refere-se: * a) Por quê? b) Como? c) Quem? d) O quê? e) Quando?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Não entendi nada do que você escreveu
Explicação:
sito muito mais não posso ajudar
:(
Perguntas interessantes
Psicologia,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás