ciência alguém pode me ajudar por favor a produção sexuada das plantas
Soluções para a tarefa
1.
Gametófito é o nome dado a geração haploide ( n ) e produtora de gametas nas plantas. Os gametas são células reprodutivas haploides que se fundem no processo de fecundação, dando origem a organismos diploides.
Nas biófitas, a fase de gametófito é o estágio dominante do ciclo de vida, diferente das plantas vasculares (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas). O gametófito nas briófitas é independente do esporófito e também mais complexo. Nós outros grupos de plantas, por sua vez, o gametófito é menos complexo e normalmente dependente nutricionalmente do esporófito.
Esporófito é o nome da geração diplóide (2n) e produtora de esporos nas plantas. Os esporos, que são produzidos no esporófito em um processo de meiose, nada mais são que células capazes de divide-se por mitose e originar um novo organismo multicelular haploide. Os esporos diferenciam-se dois gametas por não necessitarem de se fundir a outro para gerar um novo indivíduo.
Nas briófitas essa fase de vida é dependente do gametófito que representa a fase e transitória do ciclo de vida dessas plantas. Nas plantas vasculares, por sua vez, o esporófito é maior e mais complexo do que o gametófito.
2.
a. A reprodução das briófitas completamente dependente da água, pois elas possuem gametas masculinos flagelados, os anterozóides (n), que nada até os gametas femininos, oosferas (n) para que ocorra a fecundação.
Após a fecundação, o embrião dá origem ao esporófito (2n). Este esporófito possui uma haste, que possui uma cápsula chamada de caliptra, e dentro desta cápsula ocorrem meioses para formação de esporos (n). Quando estes esporos são liberados, germinam e formam os gametófitos (n) que podem ser masculinos ou femininos.
Nas briófitas, a fase dominante é a gametofítica, permanecendo viva após a produção dos gametas. a porção esporofítica não realiza fotossíntese, sendo nutrido pelo gametófito, e morre logo após a produção dos esporos.
b. Assim como as briófitas, as pteridófitas também dependem da água para a reprodução, pois também possuem o anterozoide (n) flagelado que nada até a oofera (n) para que ocorra a fecundação e a formação do zigoto (2n). O zigoto cresce e forma o esporófito (2n). Nas samambaias, a época reprodutiva é indicada pela presença de soros, com esporangios que formaram os esporos.
Detalhe dos toros na planta de uma samambaia
Os esporos (n) são formados a partir de divisões meióticas, e, quando germinam, formam gametófitos (n), O que são chamados de protalo. É no protalo que são formados os gametas masculinos e femininos.
Nas pteridófitas, a fase dominante e a esporofítica, sendo mais desenvolvida e duradoura que a fase gametofítica.
c. A reprodução das gimnospermas acontece por meio dos estróbilos : femininos ou masculinos. Os estróbilos femininos recebem os grãos de pólen (geralmente através do vento). Chegando ao óvulo, se desenvolve o tubo polínico. Depois dessa fecundação, o zigoto é formado, dando origem ao embrião.
d. O processo de reprodução das angiospermas assim como nas gimnospermas independente da água. Neste grupo, as anteras são as responsáveis pela produção do grão de pólen, os quais passam pela meiose, formando micrósporos haploides. O grão de pólen é depositado no aparelho reprodutor feminino, onde dá origem aos núcleos espermáticos. São dois gametas: um feminino e outro masculino. O masculino fecunda o feminino, originando o zigoto.
O zigoto é o que forma o embrião, o qual é responsável por organizar uma plântula. Essa plântula crescerá em uma nova planta, enquanto isso, o óvulo se desenvolve em forma de semente, que contém o endosperma ( responsável por oferecer os nutrientes necessários para o embrião durante o seu desenvolvimento).