História, perguntado por biaL, 1 ano atrás

                            Cidadãos:            O homem nasceu para a felicidade e para a liberdade, e em toda parte é escravo e infeliz. A sociedade tem por fim a conservação de seus direitos e a perfeição do seu ser, e por toda parte a sociedade o degrada e oprime. Chegou o tempo de chamá-la a seus verdadeiros destinos; os progressos da razão humana prepararam esta grande Revolução, e a vós especialmente é imposto o dever de acelerá-la. Para cumprir vossa missão, é necessário fazer precisamente o contrário do que existiu antes de vós.            (Maximilien de Robespierre. Paris, 10 de maio de 1793.)
Maximilien de Robespierre foi um dos principais líderes da corrente jacobina da Revolução Francesa. Ao discursar na Convenção acerca dos fundamentos que deveriam orientar a elaboração da primeira Constituição Republicana na história do país, Robespierre aplicou princípios iluministas para defender a construção de uma nova ordem política e social. 
 Explique um princípio iluminista presente no documento.


Jessr14: Liberdade : defendendo que escravos sejam libertos/livres

Soluções para a tarefa

Respondido por Grob
174
Um. princípio iluminista que é marcante no texto, é. a liberdade , pois a todo momento ele cita os escravos.
Respondido por mariliahortencia8
0

Um princípio iluminista presente no texto, é a liberdade.

Princípio iluminista

Os princípios iluministas incluem igualdade, liberdade e fraternidade, ambos desenvolvidos e aplicados durante a Revolução Francesa.

A França vivia sobre um regime onde o governo era absolutista, isso quer dizer que o conhecimento era baseado totalmente no clero, ou seja, não existia liberdade política, econômica e muito menos social.

Porém, durante o processo revolucionário francês foi desenvolvido estes princípios pelos iluministas com o objetivo de que a sociedade avançasse no que se refere ao pensamento e a ciência.

Entenda mais sobre princípio iluminista em: https://brainly.com.br/tarefa/5033270

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes