Cidadão brasileiros que lutaram pelos direitos dos afrodescendentes no brasil
Soluções para a tarefa
Muitos personagens surgiram e impulsionaram o movimento negro no Brasil, os mais conhecidos são:
Zumbi dos Palmares – Líder do Quilombo dos Palmares, maior quilombo do período colonial. Tem grande relevância histórica, lutou pela liberdade de culto e religião, assim como o fim da escravidão colonial. Não admitia dominação de brancos sobre negros, sendo o maior símbolo pela liberdade dos negros da história do Brasil.
Dandara dos Palmares – Lutou com armas pela libertação pela libertação total de negras e negros no Brasil, liderando mulheres e homens, além de ser esposa do Zumbi dos Palmares. Realizou ataques a engenhos para liberar escravos e apoderar-se dos suprimentos, armas e munição. Dominava técnicas de capoeira e participava das estratégias de resistência do quilombo.
Francisco José Nascimento (Dragão do Mar) – herói abolicionista cearense, com participação no Movimento Abolicionista do Ceará, estado pioneiro na abolição da escravidão em 1884.
Luíza Mahin – protagonista na Revolta dos Malês, na qual a transformaria na Rainha da Bahia. Também participou da Sabinada.
Carolina Maria de Jesus - Sendo de uma família extremamente pobre, trabalhou desde muito cedo para auxiliar no sustento da casa. Com isso, acabou não frequentando a escola, além de dois anos. Mudou-se para São Paulo, indo morar na favela, para sustentar a si e seus filhos, tornou-se catadora de papel. Guardava alguns desses papéis, para registrar seu cotidiano na favela, denunciando a realidade excludente em que viviam os negros. Em 1960, foi descoberta pelo jornalista Audálio Dantas, que conheceu seus escritos. Assim, ela escreveu o livro Quarto de Desejos, que vendeu mais de 100 mil exemplares.
Milton Santos - geógrafo brasileiro, com trabalhos em diversas áreas na geografia e reconhecimento internacional. Era presença em diversos debates sobre o movimento negro do Brasil e contribuiu para o debate do assunto.